A falta de perspectiva para realizar grandes viagens por conta da pandemia tem fomentado o turismo rural no Brasil. Segundo o IBGE, o índice de atividades turísticas caiu 36,7% de 2019 para 2020.
É em meio a esse cenário desacelerado, que muitas pessoas têm aderido ao staycation, que é o turismo de escapada, para quebrar a rotina do isolamento social e viajar com segurança.
O turismo rural é uma maneira de incentivar a união entre pequenos empresários a agricultores familiares de regiões com potencial turístico. O trabalho do agricultor pode fornecer alimentos para um restaurante local, matéria-prima para a fabricação de itens típicos da região e comercializar seus próprios produtos, como: vinhos, queijos, cafés e frutas típicas da região, dentre tantas outras opções.
Entretenimento garantido
Também é possível oferecer serviços utilizando a própria atividade da agricultura ou a propriedade para entreter os turistas como por exemplo: hospedagem em fazenda centenária, pisa de uvas para produzir vinho, ordenha das vacas, participação do processo de colheita, trato dos animais.
Além de gerar renda e melhorar a qualidade de vida, ao se abrir para o turismo rural, o agricultor causa um grande impacto nos visitantes ao compartilhar seu modo de vida, apresentar o patrimônio cultural e natural, oferecer produtos e serviços de qualidade e proporcionar-lhes bem-estar, criando um vínculo de afeto e consciência.
Rede Turismo Rural Consciente (TRC)
Com o objetivo de fomentar esta atividade no país, foi criada a Rede Turismo Rural Consciente (TRC), que visa melhor compreender os impactos diretos e indiretos da pandemia e debater políticas públicas voltadas para preservar a viabilidade turismo rural e conta com mais de 100 empreendedores, entre pousadas, atrativos turísticos rurais, agências de viagem, meios de alimentação, artesãos, consultores, associações ligadas ao turismo, sediados em todas as regiões do Brasil, com forte sentimento de responsabilidade socioambiental e comprometidos com a adoção de boas práticas da atividade turística, como sustentabilidade, acessibilidade e inclusão.
A TCR retrata o coletivo Turismo Rural Consciente como uma atividade dinâmica e em constante evolução, conectada para planejar a retomada gradual e organizada da oferta e demanda.
Aliada a rigorosos protocolos sanitários, o programa da TCR propõe o oferecimento de um turismo de qualidade, que luta pelo resgate da cultura local, gastronomia regional e identidade familiar, reconhecendo esses valores como patrimônio histórico e social, valorizando o compartilhamento de conhecimentos mútuos, promovendo o desenvolvimento de parcerias público-privadas com a sociedade, contribuindo com a difusão do conhecimento e das técnicas agropecuárias, fomentando a diversificação da oferta turística e a diminuição do êxodo rural.
A rede está disponível para associação de todos os produtores rurais ou profissionais do turismo que tenham interesse em fomentar as atividades rurais em sua região através do site https://turismoruralconsciente.com.
Leia outros artigos do BlogViagem RuraltecTV: Destinos desvendados clicando no LINK.