A fase inicial da postura nas aves poedeiras – por volta da 18ª semana de vida até a 30ª semana – é um momento muito fundamental na cadeia produtiva
Nesse período, as necessidades nutricionais das aves aumentam para atender às demandas fisiológicas, como aumento corporal e, claro, a produção de ovos.
Neste momento, é preciso levar em consideração três pontos no manejo das poedeiras:
- índice zootécnico, garantindo peso e uniformidade do lote para que os ovos sejam postos em maior quantidade e tenham melhor qualidade;
- nutrição, realizando a troca de ração conforme as fases da vida das aves, de maneira a contribuir para a produção de ovos, além de oferecimento de água fresca e de boa qualidade nos níveis necessários e
- densidade do alojamento, com espaço e comedouros, mantendo uniformes o desenvolvimento das aves e a postura.
Uma atividade muito exigente
O manejo adequado/planejado/bem executado deve se iniciar no recebimento das pintainhas, que devem vir de incubatórios de qualidade. Deve-se proporcionar ambiente aquecido e fácil acesso à alimentação necessária para cada fase da vida, além de acompanhamento periódico da saúde das aves.
ATENÇÃO! Uma dica! Um alojamento deve evitar a superlotação!
Ao entrar na fase de recria, as poedeiras passam por vacinação e debicagem, além do acompanhamento do peso e da seleção antes de ser encaminhadas para a granja de produção. Esse momento provoca mudanças ambientais, fisiológicas e comportamentais.
Para que haja sucesso nesta fase, as instalações devem estar limpas e desinfectadas. É preciso especial atenção à alimentação e aos dados zootécnicos, respeitando idade, peso e uniformidade, verificando sempre o acesso à água, se há refugagem e se existem aves machucadas.
Especialmente em relação à alimentação, ela deve ser balanceada de acordo com a fase da vida das poedeiras e o seu consumo real, deixando sempre os comedouros abastecidos. É um momento de transição brusca e rápida de necessidades nutricionais, como níveis mais elevados de cálcio, além de ser marcado por um período de baixo consumo de ração pelas aves.
Fique atento! Há diversas opções de rações no mercado. Verifique com seu veterinário. Converse com fornecedores!
Leia também: