Vermifugar corretamente a tropa melhora o desenvolvimento do animal e elimina os parasitas
Os equinos possuem grande susceptibilidade e contraem vermes com maior frequência. Em casos extremos, este problema pode resultar em quadros de anemias, cólicas, tumores, podendo levar animais a óbitos.
Vermifugar corretamente a tropa melhora o desenvolvimento do animal e elimina os parasitas.
Alguns sintomas que indicam parasitoses:
- cansaço
- pelagem seca e opaca
- perda de apetite (comprometendo a absorção de nutrientes pelo trato digestivo)
- perda de peso
- queda no desempenho
Seguir o calendário de vermifugação facilita o controle desses parasitas. E os animais melhoram seu desenvolvimento e saúde.
Vamos às dicas?
- Água: sempre limpa e fresca.
- Nutrição a pasto: boas condições de pastagens, pois os animais costumam pastar entre 18 a 20 horas por dia.
- Nutrição para equinos criados em baias ou cocheiras: ração de 2 a 3 porções diárias, feno ou capim cortados de boa procedência.
- Suplementação mineral: diária e específica para equinos.
- Exercícios: os equinos são muito ativos e adoram exercícios. Os animais criados em baia ou cocheira necessitam de rotina e exercícios frequentes.
- Evitar ociosidade: os equinos que não recebem atenção e são criados em sistemas fechados (baias e cocheiras) tem a probabilidade de desenvolver comportamentos repetitivos (estereotipias) que prejudicam a saúde e o bem-estar.
- Manejo sanitário: seguir rigorosamente um calendário de vacinação e vermifugação conforme orientação de um veterinário experiente.
- Trânsito de equinos: exames de Anemia Infecciosa Equina e exame para Mormo devem estar em dia, especialmente antes de serem movimentados para diferentes propriedades.
Fonte: Cavalus, por Fernando Polizel e Ingo Mello, Departamento Técnico da Ourofino Saúde Animal.
Leia também:
Todos os dias, com 5 minutos de leitura, você fica por dentro das mais importantes notícias do mundo do AGRO! Pílulas do Agro RuraltecTV!