Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Turismo e Lazer

BlogCiência RuraltecTV – Nova espécie de abelha é descoberta em Goiás

Nova espécie nativa sem ferrão descoberta em Goiás - Ceratina (Ceratinula) fioreseana
Nova espécie de abelha é descoberta em Goiás
Ceratina (Ceratinula) fioreseana, este é o nome da nova espécie de abelha solitária descoberta na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Água Fria de Goiás (GO).
A nomenclatura é uma homenagem à família Fiorese, os proprietários e primeiros a fazerem parte do projeto Bayer Forward Farming no Brasil, que promove a agricultura sustentável e as boas práticas agrícolas em propriedades rurais em todo o mundo.
A nova espécie de abelha foi identificada pela primeira vez pelo trabalho de dois cientistas: Heber Luiz Pereira, pesquisador responsável pelo monitoramento da diversidade de polinizadores na fazenda, e a Favizia Freitas de Oliveira, pesquisadora taxonomista de abelhas do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (IBIO-UFBA).
Graças ao estudo, foi identificado o primeiro registro de espécie do subgênero Ceratina (Ceratinula), popularmente conhecido como abelhas carpinteiras pequenas, no Centro-Oeste brasileiro. O artigo científico com o anúncio da descoberta foi recentemente publicado na Zookeys, publicação internacional referência nas áreas de zoologia, taxonomia, filogenia e biogeografia.
A descoberta reforça a convivência harmônica entre a agricultura e a população de abelhas no mesmo espaço. A diversidade de polinizadores existente na fazenda se mantém produtiva há mais de 30 anos.
Foram instalados no local, sete apiários e três hotéis de abelhas (uma estrutura de madeira desenvolvida pela empresa na qual as abelhas solitárias podem construir seus ninhos), o que facilitou o monitoramento das variedades.
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *