APICULTURA -  Como montar um apiário

Cultura e SocialGastronomiaMeio Ambiente e EnergiaNotíciasTurismo e Lazer

Cicloturismo – Municípios elaboram roteiros integrados de ciclotrismo

Cicloturismo

União de governos municipais com sociedade civil planejam rota de cicloturismo intermunicipal

Representantes de Coronel Freitas, Formosa do Sul e Quilombo, municípios de Santa Catarina, reuniram-se com empresários, empreendedores rurais, servidores municipais, lideranças, consultores da área e representantes do Sebrae/SC, com o objetivo de organizar uma rota de cicloturismo que percorrerá o território dos três municípios com paradas em atrativos turísticos para contemplar as belezas da região e aproveitar a produção local de alimentos e bebidas.

Segundo os representantes, esse será o primeiro passo para viabilizar outras iniciativa regionais que valorizem o contato com a natureza e promovam o turismo regional.

Ainda segundo os representantes diversas empresas estão interessadas em investir nessa atividade.

Rota com desafios variados numa extensão de 170 Km

Foram apresentadas três propostas iniciais que variam de 27 a 44 Km de extensão apenas em Quilombo, com graus variados de dificuldade e que incluem vários atrativos turísticos. Entre eles, estão: Salto Saudades, Igreja Santa Lúcia, Gruta Fortaleza, Casa do Mel, Chopp Enderle e visita nas propriedades da Rota Encantos Rurais. Com a união do trajeto que percorrerá os três municípios a expectativa é um percurso de até 170 Km de extensão, divididos em desafios realizados nos fins de semana.

A região tem muitos municípios com potencial para o turismo, porém não vislumbram estratégias para concretizar essa atividade econômica. A iniciativa demonstra que há uma busca de um novo ciclo de desenvolvimento.

Os próximos passos, segundo o Sebrae/SC, contemplam:

  • a definição de rotas para corridas e caminhadas;
  • estruturação dos equipamentos turísticos;
  • produção e instalação das sinalizações;
  • mensuração das demandas e dos custos.

A integração turismo-esporte exige uma atenção especial, pois a atividade implica na inclusão de participantes de vários níveis, sejam iniciantes ou veteranos, além de haver a necessidade de elencar propriedades aptas a receber os visitantes.

O próximo encontro do grupo está previsto para agosto, em Coronel Freitas.

Gostou da iniciativa? Que tal divulgar a ideia, reunir o pessoal e desenvolver um projeto como esse aí na sua região? Uma ótima iniciativa para incrementar a renda de diversos projetos rurais. Boa sorte.

Leia também:

Turismo Rural – Já ouviu falar em gastronomia afetiva?

BlogViagem RuraltecTV: Destinos desvendados – Turismo equestre – uma opção saudável e segura em tempos de isolamento

Enoturismo no Brasil