Você acha possível integrar as lavouras de milho, capim e arbustos com a criação de pequenos animais, como caprinos e ovinos, numa pequena propriedade familiar?
De forma bem simples e didática, o vídeo de animação lançado pela Embrapa mostra que sim.
A criação de pequenos animais na agricultura familiar é importante para a alimentação da família e geração de renda, além de contribuir na fertilização do solo. Nas pequenas propriedades, a diversidade e a integração são fundamentais para a sustentabilidade.
Veja o passo a passo para implantar uma alternativa de redesenho de um sistema agropecuário integrado para unidades familiares de produção. Ele se completa em três anos, e integra a roça de milho, a leguminosa gliricídia e espécies de capim adaptadas às condições do Semiárido e Agreste nordestinos com a criação de ovelhas e cabras, por exemplo.
A gliricídia apresenta teores de proteína em torno de 23% e produz até 70 quilos de matéria verde por ano. É considerada por produtores uma espécie de “ouro verde” para as regiões secas e quentes. É resistente a climas rigorosos e pode ser usada para recuperar e manter a temperatura do solo, além de servir como cerca viva.
Interessou? Assista ao vídeo.
Leia também:
Produtividade garantida em sistemas ILPF
Sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) – resultado positivo nos ganhos
Sombra permite que vacas produzam quatro vezes mais embriões