Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

AgriculturaAgricultura FamiliarAlimentação e SaúdeCapacitaçãoGestão, Mercado e EconomiaTurismo e Lazer

Alimentação saudável e em conta – A importância de alimentos sazonais

Calendário Agrícola de Safra de Janeiro 2021
A sazonalidade de frutas, verduras e legumes deve ser levada em conta pelos consumidores que querem alimentos melhores, mais saudáveis e que não pesem tanto no bolso!

Cada alimento tem sua época propícia, quando as condições climáticas e o tempo de cultivo são favoráveis a um bom rendimento e desenvolvimento.
 
Ao respeitar esse tempo de cultivo, o fruto, legume ou verdura irão apresentar um sabor melhor do que se plantados e colhidos em épocas muito diferentes. Além do sabor aprimorado, devido à grande produção e colheita de alimentos nas épocas adequadas, optar pelos frutos sazonais poderá proporcionar um preço mais acessível do que os que são plantados e colhidos em menor volume fora da época ideal.

Alimentos mais saudáveis

Um outro benefício de dar preferência às frutas, legumes e verduras sazonais é que eles apresentarão valor nutricional melhor do que os que são produzidos em outra época do ano, já que com as condições climáticas ideais, eles captam os nutrientes do solo onde estão crescendo com mais facilidade.

Além disso, os alimentos sazonais são considerados mais seguros pois, ao cultivar frutas e vegetais fora de época, é necessária uma demanda maior de agrotóxicos para incentivar o seu crescimento. O inverso ocorre com os alimentos que são plantados e colhidos na época adequada.

A produção de alimentos fora de época, embora seja interessante ao setor agrícola, pode ser prejudicial ao meio ambiente, já que o solo deve passar por uma preparação mais agressiva para receber o cultivo. Como o uso de agrotóxicos tende a ser maior nesses casos, não é apenas a plantação que tende a receber o composto químico, mas também o solo e o lençol freático. E mais agrotóxico, significa alimentos potencialmente contaminados.

Em nossas redes sociais (Insta e Face) estaremos, mês a mês, apresentando as cultivares “da época” e você poderá fazer um planejamento nutricional baseado no que há de melhor sendo oferecido! Fique ligado. Siga nossas redes e alimente-se melhor, economizando!
 
Leia também:
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *