Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

CapacitaçãoCiência e TecnologiaCriaçãoNotícias

Pecuária – Lâmpadas de aquecimento, uma alternativa contra a mortalidade por frio

Vaca limpando seu bezerro recém nascido

O frio mais intenso deste inverno tem preocupado produtores de leite pro todo o país, em especial os responsáveis pela criação de bezerros

O uso de lâmpadas de aquecimento, em especial para bezerreiros fechados, tem sido a alternativa encontrada por diversos pecuaristas.

A técnica já é muito conhecida entre os criadores de aves e suínos, mas é pouco utilizada em bovinos. No entanto, esta alternativa tem se mostrado uma ótima solução emergencial. As mesmas lâmpadas utilizadas na suinocultura e na avicultura podem ser usadas na bovinocultura.

Opções no mercado

As lâmpadas são uma opção com custo acessível. A luz vermelha é mais suave e promove maior conforto, já que a luminosidade é menor. Mas já existem lâmpadas de cerâmica que produzem calor sem emitir luz.

A potência das lâmpadas deve variar entre 60 W até 250 W. Obviamente as lâmpadas de led não servem para aquecimento, apenas para iluminação.

ATENÇÃO! Bezerros com até 15 dias de vida merecem atenção especial, pois a camada de gordura ainda não possui espessura suficiente para proteção contra o frio e pode desencadear deficiências na imunidade. Pense num bezerreiro estufa individual como nas imagens acima.

Leia também:

Creep-feeding: Eficiência para engorda de bezerros

Manejo de bezerros de corte

Bem-estar de bezerras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *