Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Exposições, Feiras e FestivaisLeilõesPremiações e Competições

Nove raças de ovelha serão novidade na área pecuária do Show Rural Coopavel 2021

Pórtico do Show Rural Coopavel
A atração resulta de uma parceria da Coopavel com a Ovinopar
O 33º Show Rural Coopavel terá uma novidade na área pecuária: a mostra e a comercialização de ovelhas de nove raças. Em torno de 300 animais vão apresentar o melhor de suas características genéticas e ressaltar as virtudes de um mercado em expansão em várias regiões brasileiras. A atração resulta de uma parceria da Coopavel com a Associação Paranaense de Criadores de Ovinos – Ovinopar.
Os animais em exposição serão das raças Texel, Texel NC, Ile de France, Ile de France NC, Dorper, White Dorper, Suffolk, Poll Dorset, Hampshire Down e Santa Inês. São algumas das raças com os melhores desempenhos em termos de criação e entre as favoritas dos consumidores no que se refere à carne. A novidade tem como objetivo despertar a atenção dos visitantes, principalmente dos pecuaristas interessados em diversificar as suas criações, pois a atividade vem experimentando um momento interessante com enorme potencial de crescimento. 
O rebanho brasileiro de ovinos é de 19 milhões de cabeças, com concentração especialmente no Nordeste e Rio Grande do Sul. O Paraná tem 750 mil ovinos, com predominância na área Central do Estado. A genética dos animais tem melhorado ao longo dos anos e o consumidor está atento à mudança. O consumo per capita no Brasil é de 400 gramas, contra dois quilos no mundo. Em países árabes, uma pessoa consome em média 28 quilos desse tipo de proteína todos os anos. Esse é mais um indicativo de que esse é um setor produtivo que pode crescer muito no Brasil.
Outra vantagem da criação de ovelhas é a possibilidade de se manter de 10 a 15 animais no mesmo espaço necessário para alimentar um único bovino. Os cordeiros podem ser desmamados com 45 dias e com menos de seis meses atingem peso de 30 quilos, estando aptos então para o abate. Um boi, por sua vez, pode ser abatido com idade entre 22 e 24 meses. O preço médio do quilo da carne de ovelha é de R$ 25, enquanto que o de bovino é de R$ 18.
Além da carne bastante apreciada, a ovelha oferece ainda subprodutos ao criador como leite, pele e lã, que ajudam a compor a receita da propriedade rural que se destina à atividade.
A 33ª edição do Show Rural Coopavel vai ser realizada de 1 a 5 de fevereiro de 2021, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Em função da pandemia, o evento será presencial (com a adoção de um cuidadoso protocolo de segurança sanitária, segundo normas da Anvisa, Ministério e Secretarias de Estado e Municipal de Saúde) e terá também forte presença nas mídias sociais. Uma outra novidade será o lançamento da TV Show Rural, que fará a transmissão de atrações do evento.
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *