Jovem produtor pode financiar até R$ 16,5 mil
O Pronaf Jovem é uma das linhas do crédito rural que é destinadas a jovens produtores que desejam começar o seu próprio negócio ou investir em melhorias na sua produção. É possível financiar investimentos destinados à construção, reformas ou ampliações de benfeitorias e instalações na propriedade rural, aquisição de máquinas, equipamentos e implementos, aquisição de matrizes, formação e recuperação de pastagens, proteção e correção do solo, aquisição de bens como tratores e embarcações, entre outras possibilidades.
Quem pode aderir a esta linha de crédito?
Jovens agricultores, maiores de 16 anos e com até 29 anos, pertencentes às famílias que apresentem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
Formas de concessão de crédito
Individual: formalizado com um produtor, para finalidade individual;
Coletivo: formalizado com grupo de produtores, para finalidades coletivas.
Taxa de juros
Taxa de juros prefixada de até 2,75% a.a.
A taxa de juros do PRONAF é baixíssima, se formos levar em consideração os juros praticados no Brasil. Um exemplo simples é o programa de casa própria do governo, Minha Casa Minha Vida, que pratica juros de até 10,5% a.a.
Participação do BNDES
Até 100% do valor dos itens financiáveis.
Valor máximo do financiamento
R$ 16,5 mil, observado que só podem ser concedidos três financiamentos para cada cliente, ficando condicionada a nova contratação à previa liquidação do crédito anterior.
O financiamento para mais de um jovem produtor rural pode ser formalizado no mesmo instrumento de crédito, respeitado o limite de financiamento por cliente.
Prazo
Até 10 anos, incluídos até 3 anos de carência, que poderá ser ampliada para até 5 anos quando a atividade assistida exigir esse prazo e o projeto técnico comprovar a sua necessidade.
Garantias
A garantia é de livre negociação entre a instituição financeira credenciada e a beneficiária do financiamento, observadas as normas pertinentes do Conselho Monetário Nacional.
Vigência: até 30/06/2021
Entre no site do PRONAF e acesse maiores informações.
Fonte: BNDES