Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Sem categoria

BlognaPanela RuraltecTV – Os benefícios do Açafrão-da-terra

Açafrão da terra (Curcuma longa)
O açafrão-da-terra é uma raiz muito usada como tempero e seu consumo melhora a imunidade e a digestão
 
Esta raiz tem propriedades medicinais impressionantes, como ação anti-inflamatória, cicatrizante e alívio de problemas estomacais.
 
Também chamado de cúrcuma, turmérico ou simplesmente de açafrão, a parte mais consumida é a raiz, daí o nome açafrão-da-terra, usado em comparação com o chamado “açafrão verdadeiro”, um tempero de gosto semelhante que é extraído a partir de uma flor.
 
De nome científico Curcuma longa, o açafrão-da-terra é originário da Índia e do sudeste da Ásia, mas de fácil cultivo em outras regiões do mundo.
A planta tem flores brancas similares às de uma bromélia, suas folhas verdes também são comestíveis, mas a parte mais consumida é a raiz de cor laranja e aparência semelhante à do gengibre. A raiz do açafrão-da-terra é a parte usada para fazer o tempero em pó, que é muito comum na culinária indiana e asiática.

Benefícios
 
Os principais benefícios do açafrão-da-terra são melhora na função digestiva, alívio de gases, melhora da imunidade, efeitos anti-inflamatórios e cicatrizantes. Estudos evidenciam a eficácia da curcumina (produzida pela planta) no combate ao câncer e outras doenças.
 
O açafrão-da-terra é muito usado como antialérgico, digestivo, inibidora de gases intestinais, anti-inflamatório, cicatrizante, antioxidante e ainda no tratamento de patologias respiratórias, na medicina ayurvédica – sistema medicinal característico da Índia e do qual derivam diversos medicamentos usados na cultura ocidental atualmente.
A curcumina tem sido utilizada no tratamento de  câncer, artrites, diabetes, doença de Crohn, doenças cardiovasculares, osteoporose, doença de Alzheimer, psoríases, entre outras.
 
Com relação à saúde bucal, devido a suas propriedades anti-inflamatórias, ela ajuda a aliviar dores de dente e inchaços, auxilia no tratamento de gengivites e combate a bactéria que causa placa e cáries dentárias.

Combate câncer
 
Doutores da Universidade da Califórnia descobriram que a curcumina bloqueou uma enzima que promove o crescimento de câncer na cabeça e no pescoço. O resultado encontrado foi que as enzimas que promoviam o câncer foram inibidas pelo composto, impedindo o avanço das células malignas.
A ação antioxidante do açafrão-da-terra foi estudada pelo Centro Médico da Universidade de Maryland, que destacou que os antioxidantes presentes na curcumina combatem radicais livres causadores de câncer, reduzindo ou prevenindo os danos que eles podem causar no nosso organismo.
 
Além das propriedades anticancerígenas, o composto também é um poderoso anti-inflamatório. A Universidade do Arizona examinou os efeitos do açafrão-da-terra em ratos com artrite reumatoide. Resultado: a curcumina inibiu a inflamação das articulações.
 
O açafrão-da-terra também é usado em tratamentos homeopático para o alívio de torções musculares.
 
Como tratar as torções?
 
Pode-se fazer uma pasta usando uma parte de sal para duas partes de açafrão-da-terra em pó e um pouco de água para dar a consistência necessária. Aplique a pasta na junta afetada e envolva com uma gaze ou um pedaço de pano que possa ser manchado – lembre-se que o açafrão-da-terra também é usado como corante natural. Deixe agir de 20 minutos a uma hora.
Aplique uma vez ao dia – sua pele vai ficar um pouco manchada, mas depois de algum tempo a cor tende a voltar ao normal, porém o ideal é não usar a mistura em locais nos quais você não queira manchas.

Acalma o estômago
 
O açafrão-da-terra é muito usado para aliviar estômago irritado. O National Institutes of Health (NIH) dos EUA recomenda 500 mg de açafrão-da-terra, quatro vezes ao dia, para acalmar o estômago, no caso de quem consome o produto em cápsulas. Você também pode incluir a raiz ou um pouco do tempero em pó no preparo dos seus pratos para melhorar a digestibilidade.

Leia também:
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *