A 64 km de Juiz de Fora, Lima Duarte é conhecida por abrigar o famoso Parque Estadual do Ibitipoca. O que poucos sabem é que a cidade oferece ótimas opções de Turismo Rural.
Se você gosta de andar a cavalo, consegue realizar um bom passeio por quase todos os pontos turísticos da cidade sem pressa, aproveitando o que cada lugar tem de melhor.
A Fazenda Casinhas é uma propriedade privada que oferece restaurante, pesque-pague e mini-fazenda. Além da comida típica mineira, servida no fogão à lenha, é possível pescar o próprio peixe e comê-lo frito na hora.
Quase tudo vem da fazenda: hortifrutigranjeiros, leite, queijo, ovos, galinha, porco e a carne de boi, abatida em Juiz de Fora e comercializada no açougue da família em Lima Duarte. Os administradores fazem questão de utilizar tudo fresco e nada de congelados.
Próximo dali, o Sítio Urucum, especializado na criação de Cordeiro Dorper e venda de matrizes, se tornou referência para a gastronomia da região, com cortes finos da carne.
O Sítio também produz uma linguiça artesanal de cordeiro, aprovada por vários chefs e comercializa pernil de cordeiro já temperado. É só levá-lo ao fogo ou na brasa.
Na histórica fazenda Pouso Alegre, você encontra opções de caminhadas ecológicas e atendimento aconchegante, também serve com toda a tradição uma excelente comida mineira.
Chegando ao povoado de Orvalho, você encontra o grupo Tecendo no Orvalho, comunidade que trabalha com mulheres num projeto social muito interessante. Vale a pena ver o trabalho dessas artesãs.
No final do dia, você pode escolher entre dormir na cidade ou em Conceição do Ibitipoca e prolongar suas aventuras para o dia seguinte.
Leia também: