Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Agricultura FamiliarCapacitaçãoCiência e TecnologiaGestão, Mercado e EconomiaPastagens e Forrageiras

Ovinocultura – Tecnologia de infravermelho reduz custos com alimentação

Ovinos deslanados no pasto
A solução tecnológica desenvolvida pela Embrapa oferece recomendações para o manejo nutricional de ovinos de corte
 
O Serviço de Assessoria Nutricional Remota para Pequenos Ruminantes (AssessoNutri) é uma solução tecnológica desenvolvida pela Embrapa que oferece recomendações para o manejo nutricional de ovinos de corte de forma simples e com baixo custo.
 
O AssessoNutri permite identificar a variação anual da disponibilidade de nutrientes nos pastos, corrigindo desequilíbrios sazonais por meio do uso de suplementação balanceada. Além disso, o AssessoNutri oferece laudos de planejamento alimentar de animais confinados, melhorando os índices zootécnicos e reduzindo os custos com alimentação.
 
Baseado em tecnologia de espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS), o projeto vem sendo desenvolvido ao longo de 12 anos. Com uma análise rápida e precisa das fezes dos animais e alimentos disponíveis, são identificadas necessidades nutricionais com precisão, de forma mais ágil e com menor custo que as análises convencionais.
 
A partir de 2021, o Serviço estará à disposição de pequenos produtores de três regiões atendidas pelo programa AgroNordeste – Médio Canindé (PI), Cariri Paraibano e Sertão dos Inhamuns-CE.
ração
Os técnicos e produtores contemplados pelo programa terão acesso a essas informações por meio de boletins de orientação nutricional, disponibilizados mensalmente, com recomendações de rações de menor custo a partir das necessidades dos animais.
 
Com a tecnologia, a expectativa é dar respostas mais precisas sobre necessidades nutricionais: a alimentação é o item de maior custo na produção animal, especialmente crítica para rebanhos no Semiárido, onde as condições de clima limitam a disponibilidade de alimentos no pasto para os animais. Com isso, o uso de rações concentradas se torna comum, levando a dependência de insumos externos e aumento dos custos.

Vantagens da tecnologia

A análise do Serviço leva certa de 48 horas para ser concluída, com custo de R$ 5,00, enquanto uma análise convencional leva pelo menos 10 dias, com custo de pelo menos R$ 100,00.

O infravermelho também permite que se conheça, com mais precisão, a composição de dietas dos animais e a qualidade nutricional de pastagens e outras fontes alimentares, suprindo uma carência de informação no campo.

Outra vantagem é que a tecnologia tem características ambientalmente corretas, pois a análise das amostras não utiliza produtos químicos. Outras análises comuns em Nutrição Animal, como a de proteínas, geram resíduos poluentes e que exigem descarte apropriado, o que não é o caso do NIRS.
 
Fonte: Embrapa

Leia também:
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *