Como fazer
Com lavagem com água simplesmente retira-se praticamente 90% das sujidades. Mas, ainda assim, os alimentos não estão completamente livres de contaminação.
O Conselho Federal de Química (CFQ) lançou a cartilha PERGUNTAS E RESPOSTAS ÁGUA SANITÁRIA, onde mostra passo a passo de como higienizar o alimento com a solução de hipoclorito, como também os múltiplos usos do produto no processo de higienização.
ATENÇÃO! Não é necessário secar o alimento após o processo! Esta ação pode ser fonte de nova contaminação. Caso queira secar o alimento, faça-o com um pano limpo.
Esponjas, receitas caseiras, vinagre, limão…
OUTRA DICA!!! O uso de esponjas para a higienização de alimentos não é recomendado. Os alimentos já vêm com uma certa carga microbiana e, no momento em que se utiliza a esponja, essa carga pode ser multiplicada! É o que chamamos de contaminação cruzada, quando o objeto poroso promove mais contaminação.
Já para a higienização de frutas e outros alimentos em que somente a polpa é ingerida, não há necessidade de se fazer a higienização.
Armazenamento e conservação
Armazenar frutas, legumes e verduras em um ambiente refrigerado reduz o potencial microbiano. Em geral, esses alimentos apresentam grande quantidade de água na composição, fazendo com que sejam altamente perecíveis. A baixa temperatura da geladeira desacelera as reações bioquímicas realizadas pelos microrganismos na deterioração dos alimentos.
EXCEÇÕES! Há frutos que não podem ser guardados na geladeira, como a banana. A fruta, em específico, é sensível à refrigeração e deve ser mantida fora do refrigerador.
Alimentos orgânicos. Também devem ser higienizados!
ATENÇÃO! Não há como retirar os agrotóxicos presentes nos não orgânicos com a higienização comum. Eles não ficam apenas na superfície dos alimentos.
Carnes. Não devem ser lavadas em casa antes de serem preparadas, já que apresentam elevada quantidade de água e são extremamente perecíveis, ou seja, sujeitas à ação de microrganismos. Quando lava-se a carne, aumenta-se o risco de contaminação.
Leia também: