Já falamos que o turismo de isolamento tem se fortalecido, principalmente após a pandemia. E esta tendência vem se mostrado cada vez mais presente
Em pesquisa feita pelo Expedia (site de viagens), Vassouras, Valença e Rio das Flores, no estado do Rio de Janeiro, estão entre os destinos favoritos pelos turistas para passeios e hospedagem em cenários naturais, que promovem contato com a vegetação nativa, ar puro e a tranquilidade e acolhimento do interior.
Mas há várias outras regiões, para ficarmos apenas no Rio de Janeiro, que tem se beneficiado com este comportamento crescente. É o caso de Miguel Pereira, Piraí e seus arredores.
O Parque Estadual da Serra da Tiririca, que fica nos municípios de Niterói e Maricá acessível por Itacoatiara e o Recanto de Itaipuaçu, são locais que tem visto o número de visitantes crescer. Assim como o Parque Estadual da Costa do Sol, uma área de cerca de 10 mil hectares que abrange as cidades de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. Já no Norte Fluminense, encontramos os parques da Lagoa do Açu (Campos e São João da Barra) e do Desengano (Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos).
Voltando à pesquisa apresentada, o Vale do Café é constituído por 13 municípios e tem a sua história ligada ao Ciclo do Café (século XIX). A região é belíssima. Os visitantes fazem uma viagem pelo tempo ao conhecer a suntuosa arquitetura rural, composta por casarões, fazendas e senzalas do tempo dos Barões. O turismo rural é explorado em quase todas as localidades e atrai milhares de visitantes que querem aproveitar momentos ímpares de contato com a natureza, sendo em cavalgadas, acompanhando o dia a dia de uma fazenda, fazendo trilhas ou apenas descansando.
Além das inúmeras fazendas da região, há atrativos naturais pouco conhecidos. Entre eles merece destaque o Jardim Uaná Etê, localizado pertinho de Vassouras, em Sacra Família do Tinguá. O local tem características únicas com bosques, trilhas na floresta e vistas espetaculares.
Com atrações interativas, entre elas o bosque dos sinos e o labirinto da música, único no mundo, cada local rende fotos incríveis, muito espaço para relaxamento, piquenique ou exercícios em grupo.
O Parque Estadual da Serra da Concórdia, localizado entre os municípios de Valença e Barra do Piraí, tem mais de 5 mil hectares de extensão e é um convite a passeios, caminhadas, escaladas e muitas outras atividades ao ar livre, usufruindo do melhor da Mata Atlântica, incluindo observação das diversas espécies de plantas e pássaros. O acesso é gratuito e as visitas, com guiamento, acontecem diariamente com agendamento prévio.
Uma das vantagens de visitar o campo é poder conhecer de perto a produção local. Em Rio das Flores, é feita uma das mais premiadas cachaças artesanais do país, a Cachaça Werneck. Quem quiser aprender sobre todo o processo de produção da cachaça, da extração da garapa da cana até o engarrafamento, o alambique é aberto à visitação, sob agendamento.
Para finalizar o passeio pela região é parada obrigatória uma ida à Florart, localizada em Manuel Duarte, distrito de Rio das Flores. Utilizando materiais naturais como a fibra de taboa, grãos e técnicas preservadas como o bordado e cerâmica, os artífices produzem peças que são presentes originais e autênticos e contam um pouco sobre a cultura e a história do Vale do Café.
O que dizem os envolvidos
Estivemos no Hotel Fazenda St. Robert, em Piraí, e conhecemos as instalações a e história do empreendimento.
Ana Catharina McGregor – Chef do Restaurante Aroeira – Hotel Fazenda St. Robert – Piraí/RJ
Como nos contou a proprietária Roberta Marques Lisboa Rocha, cada vez mais existe a preocupação de aproximar o turista à realidade e às produções rurais.
Para isso, o hotel conta hoje com uma plantação e produção própria de café especial, um canavial com objetivo de implantação de um alambique para a produção de cachaça, além das atividades tradicionais como fazendinha, lago com canoagem e tirolesa, cavalgada e muitas outras atividades de contato direto com a natureza e as lides rurais.
Roberta Marques Lisboa Rocha – proprietária do Hotel Fazenda St. Robert – Piraí/RJ
Além disso, funciona na área do hotel, uma microcervejaria, a Zodiac, que produz uma cerveja artesanal de alta qualidade, servida aos hóspedes ou visitantes que têm a oportunidade de fazer um rápido curso sobre cervejaria artesanal, ministrado pelo próprio produtor e mestre cervejeiro George von Hellmann.
Oportunidade para pequenos e médios produtores
Neste setor, já há diversas iniciativas de produtores rurais que se aventuram e, por meio de hospedagem e serviços correlatos, garantem uma renda extra significativa. Para outros, a atividade hoteleira já se tornou a principal da propriedade, transformando todas as outras culturas em atrativos para o negócio.
Se você nunca pensou no turismo rural como uma fonte de renda, primária ou complementar, está na hora de pensar no assunto.
Leia também:
Com as tags agroturismo, alambique, aventura, búzios, cachaça, cervejaria, concórdia, crescimento, cultura, desengano, destino, ecoturismo, expedia, hospedagem, hotel, isolamento, lazer, miguel pereira, natureza, pandemia, piraí, pousada, rio das flores, roteiro, tinguá, tirolesa, trilha, turismo rural, turista, vale do café, valença, vassouras, viagem