Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Pintura de um bananal com destaque para um cacho de bananas ao pé
A broca-da-banana ou moleque-da-bananeira é uma das principais pragas da cultura, responsável pela redução de 30% da produtividade da planta
 
Os produtores de banana já podem contar com um fungo, chamado de Beauveria bassiana, selecionado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico (IB-APTA), que é inimigo natural da praga, realizando o controle sem a necessidade da aplicação de produtos químicos.

A broca-da-banana ou moleque-da-bananeira (Cosmopolites sordidus) é uma das principais pragas da cultura, responsável pela redução de 30% da produtividadeda planta.
 
O IB selecionou o fungo Beauveria bassiana para o controle dessa praga. A cepa IBCB66 é utilizada por produtores de todo o país, inclusive em produções orgânicas.
 
As primeiras manifestações de ataque da broca se caracterizam, externamente, pelo amarelecimento das folhas e a redução do tamanho dos cachos de banana. O dano direto é causado pela larva que penetra e bloqueia o rizoma da planta, construindo galerias em todas as direções. Essas galerias propiciam a entrada de micro-organismos patogênicos, como o responsável pela doença conhecida como mal-do-Panamá. É comum a queda de plantas em áreas muito atacadas.
 
Ao todo, 85 biofábricas do Brasil produzem a cepa IBCB66 para controle biológico na banana. O fungo selecionado pelo Instituto Biológico é utilizado em 5 mil hectares da fruta no Brasil.

Controle biológico

O controle biológico consiste no uso de inimigos naturais para diminuir a população de uma praga. Resumidamente, pode ser definido como natureza controlando natureza. Os agentes de controle biológico agem em um alvo específico, não deixam resíduos nos alimentos, são seguros para o trabalhador rural, protegem a biodiversidade e preservam os polinizadores.

O IB tem forte atuação junto ao setor produtivo tendo orientado a criação e manutenção das biofábricas, que desenvolvem esses produtos biológicos para serem aplicados nas lavouras. O instituto mantém o Programa de Inovação e Transferência de Tecnologia em Controle Biológico (Probio), que reúne as tecnologias e serviços, principalmente para as culturas da cana-de-açúcar, soja, banana, seringueira, flores, morango, feijão e hortaliças.

Se você quer saber mais a respeito, acesse o material desenvolvido por pesquisadores do IB e do APTA Vale do Paraíba clicando no LINK.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *