Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Biodiversidade - Fauna e FloraBlogCiência e TecnologiaSustentabilidadeTurismo e Lazer

Flora – Preservação – Árvore centenária é salva em Paquetá

Quixabeira (Sideroxylon obtusifolium) de Paquetá

Foi com grande alegria que o Plantar Paquetá recebeu a notícia, através do DO de 14 de agosto de 2020, do decreto municipal que protege a quixabeira (Sideroxylon obtusifolium) existente dentro do pátio da Cedae. A árvore é carinhosamente chamada de “Quixabeira de City” (City era o nome da empresa inglesa que funcionou onde hoje é a Cedae e que tratou 100% do esgoto de Paquetá de 1911 até a década de 60).

“Art. 1º Fica declarado imune ao corte, nos termos do art. 70 da Lei Federal n° 12.651, de 25 de maio de 2012, que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, o espécime vegetal de porte arbóreo da espécie botânica Sideroxylon obtusifolium, localizado na Praia José Bonifácio, sem número, Ilha de Paquetá, com coordenadas de Longitude 43.110897° e Latitude -22.760632°.

Art. 2º Não será permitida ação que prejudique direta ou indiretamente o espécime vegetal de que trata este Decreto, incluindo suas raízes, ficando estabelecida uma faixa não edificável de quatorze metros em torno da árvore, exceto para edificações já existentes.”

Frutos nos ramos da Quixabeira (Sideroxylon obtusifolium)
Frutos nos ramos da Quixabeira (Sideroxylon obtusifolium)

Em homenagem a essa conquista, segue a música “Quixabeira” de Humberto Teixeira e Cícero Nunes gravada pela Continental 16.075-B em 05.06.1949, cantada por Solón Hanser Sales, nascido em Sorocaba em 5 de dezembro de 1923 e falescido em 15 de novembro de 1995. Em sua carreira, Solón gravou 36 discos em 78 rpm, contabilizando um total de 72 músicas. A gravação foi disponibilizada pelo canal no youtube de Luciano Hortencio:

O Plantar batalhou muito por esse decreto e contou com a ajuda e participação da SMAC – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da FPJ – Fundação Parques e Jardins, da Associação de Amigos do Jardim Botânico, da CEDAE, da CONSEMAC e CTAV – Câmara Técnica de Áreas Verdes. Termina mais um capítulo da vida dessa longeva senhora. A mais antiga árvore de Paquetá está protegida, imune ao corte.
 
Acesse o documento com toda a história deste processo que começou em 2017.

Flávio Pereira Telles - Engº. Florestal, Mestre em Ciência Ambiental

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *