Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Close de uma lavoura de milho com por do sol em segundo plano

Aumentos de produção e produtividade, obtidos a partir do uso de tecnologias e práticas sustentáveis no campo, contribuem para impulsionar o mercado de títulos verdes no Brasil

A avaliação consta do Plano de Investimento para Agricultura Sustentável lançado nesta terça-feira (23) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Climate Bonds Initiative (CBI), principal autoridade mundial no tema e a única certificadora global de títulos verdes.

O plano foi elaborado para fornecer maior entendimento e visibilidade sobre o cenário de oportunidades de investimento verde no agronegócio brasileiro. O Mapa pretende se colocar como protagonista desta nova tendência, daí a importância de se fortalecer o mercado de finanças verdes no país.

Embrapa tem papel fundamental neste processo

As medidas que têm sido tomadas pretendem tornar a agropecuária brasileira uma das mais sustentáveis do mundo, como a produção em áreas degradadas sem a necessidade da abertura de novas áreas, o que possibilita a preservação de 66% da vegetação nativa nacional, e tecnologias de sustentabilidade desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a criação de animais sadios a partir de sistemas de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Cifras bilionárias no Brasil

Levando em conta que o capital de giro para movimentar atividades agropecuárias se aproxima de US$ 100 bilhões por ano e que este montante aumenta ao se considerar todo o agronegócio, como a produção de insumos, logística, industrialização e comercialização, o ministério avalia uma participação econômica significativa neste mercado.

ILPF

Já existem alguns mecanismos que podem facilitar este projeto, por exemplo: o ministério da Infraestrutura dispõe de uma carteira de investimentos em infraestrutura bastante robusta, e que todos os projetos já incluem na fase de planejamento a perspectiva da sustentabilidade, como uso menor de combustível fóssil no transporte de cargas.

Já o Banco Central apontou que a governança sustentável passou a ser tema na agenda de todos os Bancos Centrais do mundo e que o Brasil tem um grande potencial nas finanças verdes. Foi apontado, por exemplo, que somente 20% das emissões de carbono do país são precificadas.

Ilustração representando o mercado verde

Panorama favorável

O Brasil dispõe de todas as condições para se tornar o líder mundial em investimentos verdes, destacando a Lei 13.986, que torna os títulos de crédito do agronegócio mais simples, menos burocráticos e flexíveis para o mercado financeiro verde.

Executivos internacionais apontam uma pesquisa com 3 mil investidores de 85 países que revelou que os investidores brasileiros lideram ranking como os que mais estão atentos ao tema ao destinar recursos para empreendimentos. Além disso é notório que o Brasil tem os maiores ativos ambientais do planeta e o mais competitivo agronegócio do planeta.

Mercado verde

Informação é fundamental

Os especialistas concordam que o país necessita capacitar os investidores para ampliar a aplicação de recursos nas finanças verdes e que os investimentos verdes no Brasil podem crescer em grande escala, por meio de melhor visibilidade dos segmentos aptos para investimento.

Sustentabilidade

Os resultados expressivos do mercado agropecuário brasileiro – maior exportador de carne bovina, aves, soja, café, suco de laranja, açúcar – já o transformaram no segundo maior mercado de títulos verdes da América Latina e Caribe. O país representa 34% da emissão na região, somando quase US$ 6 bilhões.

O primeiro título verde do país foi emitido em junho de 2015 e, desde então, já são 25 títulos emitidos. Mas o mercado no Brasil ainda é visto como incipiente, considerando o potencial do setor.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *