Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

BlogCampoOpinião

Opinião – O jovem profissional e seu futuro no campo!

Jovem rural sentado no celeiro com feno e um laptop

É sabido que manter as novas gerações no campo tem sido uma luta inglória há tempos! Mas isto vem mudando aos poucos, graças a uma mentalidade mais voltada para a qualidade de vida e para a percepção do trabalho rural mais valorizado e rentável!

Assim para os jovens que pensam em se desenvolver e querem se manter próximos às suas raízes, às suas famílias e aos seus “pedacinhos de chão”, aqui vão algumas opções de profissões que podem ajudar a concretizar os seus sonhos e a desenvolver os seus empreendimentos rurais!

Além disso, para quem busca na vida rural uma opção para melhores condições de vida, apresentamos algumas das carreiras com grande potencial de crescimento para os próximos anos.

Médico veterinário. Amplo leque de oportunidades no setor do agronegócio. Atua no acompanhamento médico de animais de criação, na reprodução do rebanho ou, até mesmo, na indústria alimentícia que se baseia na produção de alimentos de origem animal.

Médico veterinário examinando uma vaca no estábulo

Técnico em agropecuária. Os profissionais de formação técnica são bastante valorizados no setor agropecuário, graças ao entendimento da relevância do “saber fazer” (conhecimento técnico e prático) para o bom andamento de uma fazenda. A união das competências teóricas e práticas aliada à boa capacidade de relacionamento interpessoal é um grande diferencial. Profissionais técnicos têm oportunidades reais de crescimento e de boa remuneração atuando no campo.

Zootecnista. Trabalha em toda a cadeia produtiva animal, potencializando a rentabilidade do empreendimento. Cabe a ele, encontrar soluções que melhorem a qualidade e o volume da produção. Pode trabalhar na indústria de alimentos de origem animal, como laticínios e embutidos, como também na indústria de rações. Outro importante setor de atuação do zootecnista é o de melhoramento genético dos animais da pecuária.

Agrônomo. Tem atuação essencial para o aumento da produtividade de plantações e controle de pragas, assim como contribui para a estruturação de gestão e comercialização de propriedades rurais. Também se destacam no desenvolvimento e aplicação de tecnologia no campo. Profissionais com esse foco terão cada vez mais participação no mercado. Atualmente é fundamental ter conhecimento de informática e programação visando a utilização cada vez mais intensa de tecnologias no campo.

Agrônomo avaliando a lavoura com o auxílio de um tablet e a técnica de taxa variável

Desenvolvedores de softwares e aplicativos para o agronegócio. Profissionais que focarem em criação de ferramentas que facilitem o dia a dia dos gestores de fazenda e colaborem para o aumento da produtividade têm grandes chances de ter um bom faturamento. O profissional que possuir também alguma formação ligada ao agronegócio terá mais facilidades para entender as demandas desse segmento, criando soluções pertinentes.

Gerente de fazenda. É fundamental entender de agricultura e pecuária, mas, sobretudo, de gerenciamento de negócios. Esse profissional atua no gerenciamento das atividades técnicas da fazenda, mas também no controle de gestão do empreendimento.

Pode também assumir a função de controller (gerente das atividades financeiras) ou um cargo que demanda múltiplas responsabilidades e conhecimentos. O ideal é que esse profissional tenha uma formação sólida em uma área relevante para o campo, como agronomia ou zooctenia, e uma pós-graduação ou outra graduação na área de negócios.

Coordenador técnico. Com formação focada no desenvolvimento de alguma atividade específica, este profissional para atuar em áreas como coordenador técnico de irrigação, monitoramento de pragas, tratos culturais, tratamento de pragas, entre outros. Tudo depende das atividades desempenhadas na propriedade e nas necessidades de mais assertividade e controle de cada setor. Além de conhecimento técnico de sua área, é importante que esse profissional tenha noções de gestão para atuar em parceria com o gerente da fazenda, bem como seja um bom líder para os demais colaboradores.

Técnico agrícola m trabalho de campo

Técnico em agronegócio. Focados no gerenciamento da propriedade. O principal objetivo de quem trabalha no setor é desenvolver o empreendimento por meio do uso de técnicas de gerenciamento e comercialização. Dentre suas atividades estão planejar e executar atividades pertinentes para a otimização do trabalho na propriedade rural.

E aí? Se identificou com algumas destas áreas?
 
Lembre-se do que disse Mahatma Gandhi: “viva como se você fosse morrer amanhã. Estude como se você fosse viver para sempre.”  Aproveite a vida, mas não negligencie o seu futuro. Sempre busque mais conhecimento, acima de tudo!

João Renato Teixeira

Remeta suas dúvidas, suas sugestões e sua vivência para a gente.

Conte a sua trajetória. Seus fracassos e sucessos.
Compartilhe seu conhecimento, suas experiências rurais!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *