Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

CapacitaçãoCiência e TecnologiaCriaçãoGestão, Mercado e EconomiaNotíciasPastagens e Forrageiras

Bovinocultura – Técnica de inseminação artificial mais lucrativa

Veterinário procedendo a inseminação artificial numa vaca

Nova técnica reduz o custo do procedimento tornando mais eficiente a inseminação artificial de bovinos e aumentando a taxa de prenhez

Mais de oito milhões de vacas são inseminadas ao ano no Brasil. 

Uma pesquisa do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) encurtou para 22 dias o intervalo entre inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Até então, o prazo era de 40 dias.

A inseminação artificial em tempo fixo (IATF), é o método mais utilizado no manejo do gado ultimamente, porque elimina a necessidade de monitorar o cio da vaca. O método usa hormônios que induzem a ovulação da vaca e permitem a inseminação em dia programado.

Além disso, permite inseminar um grande número de fêmeas em um mesmo dia, sem a observação de cio. 

A pesquisa

Com a pesquisa desenvolvida pela UFLA, constatou-se que é possível reduzir o custo do procedimento porque retiraram a aplicação de um hormônio no início da operação. Até agora, era possível realizar três inseminações em tempo fixo em um intervalo de 80 dias. Com esta nova tecnologia, é possível reduzir esse intervalo para 44 dias!

Veterinário manuseando um botijão de sêmen
Veterinário manuseando um botijão de sêmen

Os experimentos foram realizados em 1.065 novilhas da raça Nelore em fazendas do Mato Grosso. A nova técnica forneceu condições para que inseminações fossem realizadas em intervalos mais curtos. Pelo menos 40% das novilhas se tornaram prenhas na segunda inseminação dentro do esperado.

Resultados

Os pesquisadores alcançaram taxas satisfatórias de prenhez e índice considerável de exames falso positivo (25%), quando testes indicaram que a fêmea estava prenha, porém, na realidade, não estava gestante.

Com a inseminação em tempo fixo realizada em intervalo de 22 a 24 dias, não é feito diagnóstico de gestação por visualização do embrião. O método utiliza a avaliação da vascularização da estrutura ovariana.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *