Qualquer planta exige alguns cuidados no plantio e durante o seu desenvolvimento. E com as flores não é diferente. Veja como cuidar bem delas na sua casa
Escolha das espécies. Definir as espécies que farão parte do seu jardim é um passo importante. Cheirosas, coloridas, com texturas, com formas diferenciadas, mais altas, mais baixinhas, entre diversas outras características. Opções é o que não falta! Verifique as necessidades de cada espécie. Algumas precisam de mais sol, outras gostam mais de sombra. O mesmo vale para o solo: há plantas que crescem melhor em solos ácidos, enquanto outras não se dão bem nesse tipo de terreno. A combinação entre plantas é algo a ser avaliado!
Escolha do local. Recomenda-se que o terreno seja plano, facilitando a absorção da água por igual e evitando encharcar demais uma área e deixando a outra seca. A iluminação natural é outra importante facilitadora para um bom ambiente para as flores. A maioria delas necessita de, pelo menos, seis horas de sol por dia. Também é indicado que haja uma fonte de água próxima ao local do plantio para facilitar a rega.
Nutrientes. Um solo saudável é primordial. A primeira coisa a se fazer é limpar todo o local, tirando mato, restos de outras plantas e qualquer outra coisa que prejudique o desenvolvimento das flores. Remexa bem a terra para que não fique nenhum torrão. O ideal é fazer uma análise da terra para verificar quais são os elementos presentes nela e se há alguma deficiência que precisa ser corrigida. Mas se você está montando um pequeno jardim, utilize os insumos disponíveis nas lojas especializadas. Lá você pode comprar terra e fertilizantes necessários para o bom desenvolvimento do seu jardim. Converse com os vendedores. Descubra os melhores insumos para as suas necessidades.
Plantio. Você semear diretamente ou usar mudas. No caso das sementes, é preciso ter muito cuidado com os pássaros, que comem esses insumos. Por isso, cubra bem as sementes com terra e siga as demais instruções da embalagem para fazer uma semeadura correta e eficiente. No caso das mudas, faça um buraco no solo com o dobro do tamanho do vaso e alguns centímetros mais profundo do que ele. No fundo do buraco, coloque adubo orgânico ou um fertilizante químico e encha-o com água. Depois de o líquido ser absorvido, deposite a flor, acrescente mais um pouco de água e cubra o restante do buraco com terra.
Irrigação. Sempre no começo da manhã ou no fim da tarde, observando-se a necessidade de água para cada espécie. Umas precisam de mais água, outras não são tão exigentes em relação a esse quesito.
Manutenção. Depois do plantio, é preciso seguir com alguns cuidados para manter suas flores sempre bonitas e saudáveis. Pode-as sempre que necessário, retirando folhas e galhos secos ou doentes. Fique de olho em ervas daninhas e outras pragas, fazendo a extração manual, se possível, ou usando defensivos agrícolas com a orientação de um profissional especializado, sempre dando preferência a bioinsumos.
ATENÇÃO! Preste atenção a sinais como manchas nas folhas e galhos. Pode ser sinal de doenças ou de deficiência de nutrientes.