O esporte prima pela busca por desafios, como fisgar peixes de maiores dimensões ou que obriguem o pescador a mostrar suas habilidades
A pescaria é um dos esportes mais antigos em todo o mundo. Diferente da pesca de subsistência, em que o pescador depende da prática para sobreviver, a pesca esportiva tem regras e convenções, com o objetivo de causar menos impacto para o meio ambiente.
Peculiaridades e regras
A pesca recreativa é a pesca realizada com fins de lazer e diversão, já a pesca esportiva se diferencia, por algumas convenções entre os praticantes e pela competitividade.
Nessa modalidade, o objetivo do pescador não é consumir o que pesca. Na realidade, todo o peixe fisgado deve ser devolvido com vida à água. O esporte prima pela busca por desafios, como fisgar peixes de maiores dimensões ou que obriguem o pescador a mostrar suas habilidades por causa da dificuldade da captura. É necessário também tomar cuidados para que os peixes possam ser devolvidos ao seu habitat sem maiores danos.
Vamos às dicas?
Listamos algumas dicas para você começar a pescar por diversão. Depois, com um pouco mais de experiência, você pode usar seus conhecimentos para se aventurar nos diversos tipos de pescaria esportiva, com seus diversos níveis de competição e de estratégias.
Captura sustentável. O peixe deve ser devolvido à água sempre que possível! A menos que a fisgagem e o manuseio do peixe o tenham machucado de forma a impedir a sua sobrevivência na água, ele deve sempre ser solto após a captura. Então, é necessário compreender como manusear o peixe para remover cuidadosamente anzóis e farpas. Busque sempre utilizar equipamento de qualidade e que permita a captura sustentável. Evite deixar o peixe muito tempo fora da água para pesar, medir e fotografar.
Tipos de pescaria esportiva. Cada um deve achar o seu próprio estilo. Existem várias opções de pesca:
- por volume (o importante é a quantidade de peixes capturados dentro de um período de tempo);
- por peso (em que o peso total ou individual dos peixes é levado em consideração);
- por raridade ou
- por tamanho, dentre outras.
Qual destas mais agrada o seu perfil de lazer e de competição?
Vestimenta apropriada. Em qualquer atividade, o primeiro pensamento deve ser sempre manter a sua segurança e o seu conforto na prática esportiva. Utilizar roupas apropriadas para cada tipo de pescaria, competição, ambiente ou mesmo condições climáticas é o ideal. Como a pescaria (esportiva ou de lazer) é uma atividade que requer paciência e resistência, é importante utilizar roupas que ofereçam proteção contra as condições climáticas, que garantam conforto ao longo da prática e que permitam movimentação livre, especialmente para garantir a melhor performance.
Equipamentos. Existem diversos tipos de vara, linha e isca, sendo que cada um deles é recomendado para um ou mais tipos de prática, condições da água, tamanho ou peso do peixe a ser pescado e ambiente de pesca (mar aberto, lago, tanque, rio, dentre outras), sendo possível encontrar opções para todos os tipos e estilos de pesca esportiva. Você pode ter informações mais detalhadas nas próprias lojas de produtos para pesca ou nos sites dos fabricantes. Para quem pensa em competir, é importante estar ciente das recomendações e regras das competições e dos locais em que serão realizadas.
Vamos falar sobre um equipamento em especial: o molinete ou carretilha. Estes são equipamentos que dividem as opiniões dos pescadores. Cada um tem suas preferências. É algo muito pessoal e que você definirá com o tempo e com a prática. Para a pesca esportiva com uso de molinete ou carretilha, é importante ficar atento aos tipos de peixe que se pretende capturar (peso, dimensões) e à profundidade da água, dentre outros aspectos, a fim de garantir uma escolha inteligente.
Embarcação. Nos casos de pesca embarcada, é fundamental estar atento à segurança da embarcação que será utilizada. Para a escolha da embarcação, leve em conta o ambiente em que será utilizada. Certifique-se de que a condução seja realizada por pessoa especializada. Exija equipamentos de segurança para todos os ocupantes. Com relação a este item, existem diversos modelos e tamanhos dependendo do bolso do pescador.
Preservação das espécies. A pesca recreativa ou a esportiva são vistas como ferramentas para a preservação de espécies naturais e luta pela conservação de rios, lagos e outros ambientes. Além disso, são atividades geradoras de emprego e renda.
Licença de pesca amadora. É válida por 1(um) ano em todo território nacional e, uma vez licenciado, o pescador pode pescar em qualquer região do país, não havendo necessidade de pagamento da licença estadual. No entanto, as normas estaduais devem ser respeitadas quando forem mais restritivas do que a norma federal. O limite de cota de captura e transporte federal de pescado por pescador é de 10 kg mais um exemplar para águas continentais e 15 kg mais um exemplar para águas marinhas e estuarinas, porém cada estado pode determinar cotas por região, nesse caso consulte a legislação estadual. A licença de pesca amadora é individual, portanto o boleto, após impresso, somente pode ser pago uma única vez. A licença provisória apenas terá validade mediante a apresentação do comprovante de pagamento bancário. Existem duas categorias de registro:
- Categoria A – Abrange a pesca desembarcada, usando linhada de mão, puçá, anzóis simples ou múltiplos empregados com caniço simples, carretilhas ou molinetes, com isca natural ou artificial. Taxa anual R$ 20,00 (Vinte reais)
- Categoria B – Abrange a pesca com os mesmos equipamentos descritos na categoria A, porém, permite o uso de embarcações de classe “recreio”. A pesca subaquática com uso de espingarda de mergulho, desde que praticada em mergulho livre (sem aparelhos de respiração artificial), também é permitido na categoria B. A Instrução Normativa Interministerial nº 9, de 13 de junho de 2012 (clique no link para fazer o download) agregou as categorias B e C, passando a pesca sub a fazer parte da categoria Embarcada. Taxa anual R$ 60,00 (Sessenta reais).
Solicite a Licença de Pesca Amadora CLICANDO AQUI
Não se esqueça: divirta-se preservando o equilíbrio natural do meio ambiente e contribuindo para sua manutenção.