Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

AgriculturaAgricultura FamiliarCapacitaçãoCiência e TecnologiaGestão, Mercado e EconomiaMeio Ambiente e EnergiaNotícias

Novo biofungicida permite controle de doenças em mais de 40 culturas

Aviação agrícola em operação de pulverização na lavoura

Essa imagem está mudando. No lugar de agrotóxicos, as vendas de defensivos biológicos cresceram significativamente e o país vem desenvolvendo e utilizando soluções biológicas mais assertivas

O Brasil possui uma biodiversidade riquíssima. São cerca de 150 mil espécies animais e vegetais. E, especialmente desde 2018, quando as vendas de defensivos biológicos cresceram significativamente, o país vem desenvolvendo e utilizando soluções biológicas mais assertivas.

O Programa Nacional de Bioinsumos, lançado pelo governo federal em maio passado, garantiu que o aporte para pesquisa e desenvolvimento neste setor deve ser maior, possibilitando ainda mais novas pesquisas de soluções a base de biológicos.

Perfil do produtor brasileiro: inovador e sustentável

Em vista da busca da sustentabilidade, uma preocupação global, a utilização de bioinsumos cresce em torno de 10% ao ano em outros países. No Brasil, graças ao perfil inovador e responsável de nossos produtores, este crescimento é ainda maior: mais de 15% ao ano.

Vespa atacando lagarta na lavoura
Vespa atacando lagarta na lavoura

E estamos realmente muito na frente quando se trata da utilização de bioinsumos. No setor de hortifruti o crescimento anual é de 25%. A área produtiva nacional que já se utiliza deste tipo de tratamento já alcança cerca de 10 mil hectares.

Mais de 40 culturas protegidas por defensivos biológicos

O mercado brasileiro conta agora com biofungicidas capazes de defender mais de 40 culturas de frutas e hortaliças, desde as principais folhosas, batata, pimentão, tomate até morango, uva, manga e pera.

À base do ingrediente ativo Bacillus amyloliquefaciens, o agente biológico age em doenças de raízes e folhas, causadas por fungos e algumas bactérias, formando um escudo de proteção e, assim, evitando as doenças. É indicado para podridão olho-de-boi, mofo cinzento, queima das pontas, rizoctoniose, tombamento e mancha bacteriana, envolvendo, inclusive, outras culturas que sofrem com as doenças como tabaco e feijão.

Bacillus amyloliquefaciens
Bacillus amyloliquefaciens

O biofungicida pode ser usado sozinho ou combinado com químicos e tem indicação para cultivos orgânicos. Importante destacar que o produto age de forma preventiva, antes da doença se instalar.

Ataque de fungos na hortifruticultura(H3)

Sofrer com ataques de fungos é bastante comum na hortifurticultura. As doenças em vegetais causadas por fungos representam 65% do total. Algumas dessas doenças podem ocasionar enormes grandes. Por exemplo:

  • em culturas de morango a infestação com botrytis pode causar perdas de 50%;
  • nas das uvas o mesmo fungo pode levar a prejuízos de 60%;
  • nas das melancias a mancha foliar pode impactar em 30%, podendo levar a perda da totalidade da produção;
  • em culturas de beterraba, a rizoctonia, um fungo de solo, pode levar a prejuízos de 100% exigindo o replantio;
  • nas culturas de batata, a rizoctonia também pode causar perda total da produção,
  • em várias culturas, como a da cebola, a dificuldade de se controlar doenças de fungos leva à elevação dos preços ao consumidor.

Os biofungicidas podem auxiliar na mudança deste panorama. Produções mais seguras, com produtos de melhor qualidade e proporcionando remuneração e valorização da atividade agrícola nacional.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *