MEIO AMBIENTE -  Como atrair corrupião

28 de Julho - Dia do Agricultor - Casal de agricultores plantando mudas em canteiro

O produtor rural tem um papel fundamental na economia brasileira. Na vida dos brasileiros. Em muitas ocasiões, como um verdadeiro herói, foi a agropecuária que “segurou” o PIB nacional

A história é recheada de heróis. Fortes, corajosos. Servem de exemplo e motivam os seres menos privilegiados a atos de bravura e busca de satisfação pessoal. Há os mitológicos, os históricos, os esportistas, os midiáticos… Muitos, verdadeiros heróis. Outros tantos, fabricados pela cultura e pelo poder estabelecido.

A verdade é que num mundo em que igualdade e justiça pra todos ainda são conceitos não plenamente alcançados, podemos encontrar heróis em qualquer lugar. Na esquina, no bar, no trânsito, na vendinha… Pessoas comuns que se arriscam pelos outros. Pessoas comuns que simplesmente enfrentam todas as dificuldades e barreiras sociais, econômicas e culturais para SOBREVIVER.

No Brasil, um país tão desigual desde sua formação,
é um campo fértil para esses heróis anônimos.

E hoje, 28 de julho, é dia de comemorar e homenagear um desses heróis.

Bravos. Pois enfrentam as maiores dificuldades e conseguem sair íntegros e com moral elevada. Aventureiros. Pois se prestam a ir atrás de sonhos em regiões inóspitas e contra grandes e poderosos inimigos. Solidários. Já que o que produzem está a serviço de milhares, milhões de pessoas pelo mundo afora.

Hoje é Dia do Agricultor. E o Agricultor brasileiro pode e deve ser considerado um herói. No Brasil, enfrenta muitos desafios e demonstra estar preparado para vencer.

O produtor rural tem um papel fundamental na economia brasileira. Na vida dos brasileiros. Em muitas ocasiões, como um verdadeiro herói, foi a agropecuária que “segurou” o PIB nacional.

São lutadores por natureza. Em média, 60% das famílias dos agricultores já estão no ramo há mais de 30 anos!

Agricultor em trabalho no trator com por do sol no horizonte

Mas quais são estes desafios e inimigos que devem ser superados dia a dia?

Para começar, o mais temido e imprevisível: o clima. Um grande vilão de filme hollywoodiano. Capaz de destruir o trabalho de uma vida inteira. Mas o produtor rural sabe se proteger. E tem vencido grandes batalhas contra este vilão.

Outros inimigos naturais são as pragas e doenças. Apesar da cultura passada de geração em geração ser uma valiosa fonte de informações para o combate a estes problemas, ainda há muito a se descobrir e se desenvolver. Mas o agricultor está alerta!

Outro problema de difícil solução a curto e médio prazo é a escassez de mão de obra especializada. Uma preocupação constante.

E os entraves legais? Os econômicos? Os logísticos? Sim. São outros inimigos do bravo produtor. E de difícil solução!

Os produtores familiares ainda tem que lidar com a difícil gestão da sucessão no seu negócio. Seus descendentes preferem as comodidades e oportunidades urbanas. Achar um sucessor é uma luta, muitas vezes, inglória.

Agricultor com um jovem em lavoura de sua propriedade

Hoje, eles enfrentam mais um desafio inédito. Produzir com sustentabilidade. Aliar as atividades do campo a técnicas e ferramentas que preservem a natureza sem comprometer sua produtividade.

Diante desses desafios, é importante que os produtores rurais busquem alternativas para superar os problemas e garantir a produtividade do negócio. Esse desafio não desanima o agricultor.

O crescimento que se vê a cada ano e o desenvolvimento de novas tecnologias para o campo provam que o agronegócio está a todo o vapor e que existe muita força e inteligência para vencer os obstáculos.

“Se o campo não planta, a cidade não janta”. Uma verdade secular. Que se torna cada vez mais evidente, uma vez que, até 2050, teremos que obter um aumento de produção alimentar em torno de 70%.

Vamos homenagear o herói Agricultor com “A” maiúsculo. Em especial, o Agricultor brasileiro. Um verdadeiro Hércules diante de muito mais do que apenas os 12 desafios enfrentados pelo herói da mitologia.

Parabéns, Agricultor brasileiro.

Leia também: