Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

BlogRaças

Raça – Muares – História e importância

Mula encilhada

Os muares sempre tiveram papel muito importante para o Brasil. Mas nem sempre tiveram seu valor devidamente reconhecido. A verdade é que criar muares ainda apresenta bom potencial no Brasil.

Contexto histórico

Sem as mulas o Brasil não seria um país de proporções continentais. Simples assim. Os tropeiros que cruzavam o nosso território desde as criações na Região Sul até as regiões que demandavam esses animais, como Minas Gerais, ajudaram a tornar o país este gigante que é hoje e impediram que o território fosse fragmentado.

Vale lembrar o registro retratado na famosa obra de Pedro Américo, o quadro ‘Independência ou Morte’, em que D. Pedro I estava às margens do Ipiranga montado em sua mula. Os muares eram preferidos em relação aos cavalos tanto para montaria quanto para carga e tração.

Inveja e política

A Carta Régia de 19 de junho de 1761 proibiu o comércio e o trânsito de muares no Brasil somente para atender o interesse de criadores de cavalos no Nordeste, que viam a demanda por seus animais declinarem à medida que eram substituídos por muares (não é à toa que a política brasileira segue por caminhos tão tortuosos, atendendo a necessidade de poucos em detrimento da necessidade da maioria).

Tropeiros

Apenas 60 anos depois deste absurdo, em 3 de setembro de 1721,
em nova Carta Régia, a permissão para trânsito, criação e
comércio de muares no Brasil voltou a ser permitida.

A partir de então o uso de muares só cresceu no Brasil, com destaque ao comércio na Feira de Sorocaba (que fazia a ligação da criação, ao Sul, com as regiões que utilizavam os animais. Somente com a chegada da estrada de ferro, o uso de muares perdeu parte de sua importância.

Contexto atual

Apesar da inclusão de novas modalidades de transporte e da mecanização da agricultura, o uso de muares como animais de trabalho não desapareceu. Algumas características do terreno brasileiro ajudaram nessa continuidade:

  • declividade de terrenos,
  • tipos de cobertura do solo (plantações de cacau, por exemplo),
  • tamanhos diversos das propriedades.

Nas últimas décadas, a tração animal tem respondido por um quarto da tração utilizada nas propriedades rurais.

Alternativa mais econômica

Para as pequenas propriedades a tração por muares é de extrema importância, pois é uma alternativa eficaz e barata. Além disso, pode servir de montaria, movimentar máquinas estacionárias, tracionar implementos e transportar mercadorias.

Importância além do uso

Pesquisadores indicam que os muares geram 4,6 bilhões de reais de renda (PIB) anualmente!

Tropa de mulas

Apesar disso, a visão míope do governo com relação a este aspecto é impressionante. Desde 2013, o governo (como em 1761) não enxerga esse valor e decidiu por suspender os levantamentos do IBGE com relação ao efetivo de muares no Brasil.

Segundo o IBGE e a FAO, em 2016, a tropa de muares contava com cerca de 1,25 milhões de cabeças concentradas nos Estados da Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Pará. Esses quatro Estados respondem por cerca de 50% do número de cabeças de muares no Brasil.

E a mula ganhou respeito global

Em julho de 2018, a mula Wallace venceu uma prova de adestramento (“dressage”, uma das modalidades olímpicas de esportes equestres) em Gloucestershire, Inglaterra, competindo contra cavalos.

Mula Marota montada por Claudia Leschonski, campeã de hipismo rural na categoria masters, no campeonato ABHIR em 2017
Mula Marota montada por Claudia Leschonski, campeã de hipismo rural na categoria masters, no campeonato ABHIR em 2017

No Brasil, a mula Marota, montada por Claudia Leschonski, foi campeã de hipismo rural na categoria masters, no campeonato ABHIR em 2017.

Mulas superando cavalos em provas

O que diriam os políticos que redigiram a Carta de Régia de 19 de junho de 1761? Vergonha, senhores! Vergonha!

A presença de mulas em provas equestres é cada vez mais comum. Provas como tambor tem mulas como protagonistas, assim como em cavalgadas. São utilizados animais com crescente valor e que movimentam a economia tanto nos segmentos de nutrição e medicamentos, mas também de acessórios. Trata-se de (NEG)nicho de mercado importante com grande potencial e em crescimento(NEG).

Assista ao vídeo “O Maior Criador de Muares do Brasil” do Canal Chão Brasileiro:

Fonte: Animal Business Brasil

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *