Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Floresta tropical

Dia de chamar a atenção de todos para a importância de se preservar as florestas

Nessa data se comemora no Brasil o Dia de Proteção às Florestas. A data marca também o Dia do Protetor de Florestas, figura associada ao personagem do folclore brasileiro Curupira, uma espécie de duende, com olhos e cabelo cor-de-fogo, que se esconde na floresta e costuma pregar peças em quem entra na mata com a intenção de destruí-la ou de caçar seus animais. Os agressores são atraídos por essa figura e nunca mais retornam, perdendo-se na mata.

Infelizmente, o Curupira é apenas uma figura mítica e são necessárias ações efetivas para deter o avanço e o crescimento do desmatamento e da exploração ilegal da biodiversidade. Foi pensando nisso que as duas datas se juntaram na busca pela preservação das matas brasileiras.

O Brasil é um dos países mais perigosos do mundo para quem luta defendendo suas terras, florestas e rios. Não está fácil ser curupira nos dias de hoje! Mas apesar de tudo, existem muitas pessoas que, mesmo diante de todas as dificuldades, escolhem este caminho de tentar com muito esforço proteger nossos recursos naturais, colocando suas vidas em risco.

As florestas proporcionam um tipo de riqueza muito importante para a humanidade, os chamados serviços ecossistêmicos, que são diversos benefícios, como alimentos, matéria-prima, belas paisagens, regulação do clima, biodiversidade, garantia de água de boa qualidade, turismo e por aí vai. Um ecossistema indispensável que está interligado com a maioria dos demais é o das florestas. Elas cobrem apenas 30% do planeta Terra, mas cerca de 80% de todos os seres vivos terrestres vivem nesse tipo de ambiente.

Onça pintada (Panthera onca)
Onça pintada (Panthera onca)

As florestas são absolutamente necessárias para o ciclo da água, pois contribuem para a formação de chuvas que abastecem diversas regiões. Elas também ajudam a evitar os climas extremos, tais como cheia ou estiagem. Desempenham um papel muito importante para a economia, pois são fonte de alimento e matérias-primas indispensáveis, como madeiras, celulose e cortiças. Possuem função cultural, ou seja, trazem benefícios não-materiais obtidos dos ecossistemas, como educacional, espiritual, recreação, estético e simbólico.

O Brasil abriga uma ampla diversidade de ecossistemas florestais, devido às diferentes condições climáticas e condições de solo encontradas em seu extenso território. Entre eles está a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica, responsável por uma das mais importantes reservas genéticas de fauna e flora.

O país ainda possui ecossistemas como a Mata Atlântica, que abriga cerca de 1% a 8% de espécies de toda a fauna e flora do planeta, e o Cerrado, que, além de dispor de um grande valor paisagístico e recreativo, garante o equilíbrio ecológico. Juntos, os ecossistemas do Brasil são responsáveis por um terço da biodiversidade do planeta.

Mata Atlântica
Mata Atlântica

Diariamente, é importante que cada pessoa faça a sua parte pela preservação das florestas. Confira algumas dicas simples de como colaborar para a vida longa de nossa vegetação, imprescindível para a existência dos seres vivos:

  • Use produtos feitos com madeira de reflorestamento, normalmente identificada com um selo ou certificado;
  • Não coloque fogo em matas;
  • Não jogue lixo no meio ambiente;
  • Sempre dê prioridade aos papéis reciclados e recicláveis;
  • Não jogue cigarros ou objetos em combustão em florestas ou áreas de mata;
  • Converse com as crianças ao seu redor sobre a importância de cuidarmos bem das florestas. A conservação de árvores como locais para alojamento de ninhos é crucial para a sobrevivência de espécies como as abelhas em ambientes naturais e urbanizados.

O curupira pode ser apenas uma lenda, mas os defensores das florestas são bem reais e a necessidade de protegermos estas riquezas também. Por isso, nesse dia, mostre que você se importa. Mobilize-se hoje e sempre pela proteção das florestas.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *