Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Biodiversidade - Fauna e FloraBlog

Fauna – Lobo Guará

Lobo Guará (Chrysocyon brachyururs)

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é uma espécie de canídeo endêmico da América do Sul e único integrante do gênero Chrysocyon. Ocorre em savanas e áreas abertas no centro do Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia, sendo um animal típico do cerrado. Foi extinto em parte de sua ocorrência ao sul, mas ainda deve ocorrer no Uruguai.

LOBO GUARÁ (Chrysocyon brachyurus)

Lobo guará (Chrysocyon brachyurus)
Lobo guará (Chrysocyon brachyurus)

Características – do tamanho de um cachorro magro, mas não dos maiores. Com suas pernas longas, o lobo guará está bem adaptado a caçadas no ambiente aquático, nos campo, cerrado e cerradão. Mede até 1,45 m de comprimento (com cauda de 40 cm) e pesando em média 23 Kg. Até os 3 meses, tem pelo marrom-escuro quase negro, com as pontas das orelhas e da cauda brancas. Após essa idade sua pelagem muda para castanho-avermelhado, suas pernas e seu dorso tornam-se pretos e a ponta da cauda permanece esbranquiçada. Os pelos não são longos, formando uma pequena juba. Vive em média 13 anos.
Habitat – campos e cerrados.
Ocorrência – centro-oeste do Brasil, Paraguai, Leste da Bolívia e Norte da Argentina.
Hábitos – hábitos noturnos, é solitário, tímido e arredio. Não ataca o homem, somente rosna quando acuado. É o maior e considerado o mais belo canídeo brasileiro.

Lobo guará no campo
Lobo guará no campo

Alimentação – onívoro, alimentando-se de roedores, aves, répteis, peixes, insetos, moluscos e frutas. Aprecia muito o fruto da lobeira (Solanum lycocarpum), um arbusto típico do cerrado. À margem de rios e lagos é que afluem algumas de suas presas prediletas, principalmente, as marrecas e outras aves aparentadas com elas. Quando as avista nadando, o lobo pode alcançá-las rapidamente, em saltos ágeis, mais rápidos que os movimentos das marrecas dentro da água.
Reprodução – gestação de 62 a 66 dias, gerando 2 filhotes em média.
Ameaças – devido à caça predatória e à destruição de seu habitat, este animal está ameaçado de extinção.

Lobeira (Solanum lycocarpum)
Fruto da lobeira (Solanum lycocarpum)
Lobo guará caçando
Lobo guará caçando
Lobo guará na água
Lobo guará na água
Femea com filhotes
Femea com filhotes

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *