É nativa da América do Sul, da Cordilheira dos Andes, e foi consumida por populações nativas em tempos remotos há mais de 8.000 anos
As batatas são muito apreciadas na culinária brasileira. É difícil achar alguém que não as consuma de alguma forma. Justamente por isso, muitas pessoas querem começar sua própria plantação de batatas. Seja em quintais, pequenos espaços ou até mesmo em apartamentos. Se você está pensando em começar a sua plantação, eis algumas dicas importantes para que você comece a produção caseira!
1. O primeiro passo é a escolha da cultivar. Que tipo atende às suas necessidades? Existem diversas espécies desse tubérculo e elas são indicadas para preparos diferentes, pois têm características distintas.
Batata achat – mais recomendada para o cozimento, já que tem pouca matéria seca, condição que prejudica a sua fritura.
Batata atlantic – pode ser frita, mas como tem formato oval-arredondado, é ideal para formar chips e não batatas-fritas em palito.
Batatas baronesa e baraka – podem ser usadas para diversas formas de preparo.
É preciso conferir o tipo de clima que ela exige e as características dela para escolher o melhor para a sua produção.
2. Identifique uma boa batata-semente, que nada mais é do que a batata em broto que vai dar origem ao pé. Os brotos da batata-semente devem ter cerca de 1 cm e estar em boas condições. Evite tubérculos com poucos brotos ou com brotos mal desenvolvidos e tenha cuidado com o surgimento de pulgões e traças-da-batata.
3. Conheça os períodos de plantio. Nas regiões Sul e Sudeste, a época ideal para plantar é entre agosto e dezembro, com a colheita prevista a partir de novembro. Porém, também é possível fazer o plantio entre abril e julho, desde que não ocorram geadas na área. Em outras regiões de cultivo menos tradicional, é possível plantar durante o ano, evitando épocas com excesso de chuva. O chamado inverno seco é a época mais indicada para plantar batata nessas áreas, desde que sob irrigação.
4. Prepare o solo. O ideal é que o terreno seja bem ventilado e não tenha excesso de umidade ou compactação, o que causa o apodrecimento e o mau desenvolvimento das raízes. Faça sulcos na terra com 10 a 15 cm de profundidade e espaçamento entre um e outro de 70 a 90 cm, dependendo das características do cultivar.
5. Adube a terra. Dê preferência a adubos orgânicos, distribua o material no sulco e misture-o ao solo. Em seguida, deposite os tubérculos a cerca de 15 cm de profundidade e cubra-os com terra. Passado um mês do plantio, quando os tubérculos estão começando a ser formados, pode-se fazer uma nova adubação.
6. Tenha muito cuidado com a irrigação dos pés de batata, já que eles são muito dependentes de água, mas a umidade pode favorecer o apodrecimento dos tubérculos. Assim, tente manter o solo sempre úmido, isto é, nem muito seco nem muito encharcado. Faça também um acompanhamento constante das folhas, caules e tubérculos para verificar o aparecimento de doenças e pragas.
Se você notar insetos, plantas daninhas, manchas ou outros tipos de sinais que possam ser um alerta do surgimento de invasores, consulte um profissional especializado para que ele possa indicar qual é o melhor tratamento para cada caso.
A colheita ocorre cerca de três meses após o plantio e deve ser feita quando as hastes da planta estiverem totalmente secas e os tubérculos bem firmes, o que ocorre aproximadamente 15 dias após a morte da parte aérea do pé de batata.
Pronto! Prepare suas batatas e convide familiares e amigos para curtirem um prato saboroso e saudável.