Nossos melhores amigos podem ser muito úteis na lida do campo, seja para proteger e dar mais segurança à fazenda ou guiar e cuidar dos rebanhos
Geralmente, cachorros de grande porte podem se tornar bons cães de pastoreio. Porém, algumas características instintivas e outras adquiridas por meio de um bom adestramento devem ser levadas em conta desde filhote.
Raças rústicas, resistentes à variação de clima, dóceis, enérgicas, inteligentes e fieis ao dono são as mais indicadas. Obediência e o companheirismo com humanos e, principalmente, com outras espécies de animais, também são características primordiais.
Indicamos cinco raças que podem ser de grande ajuda no dia a dia do campo:
– Boiadeiro Australiano: foi desenvolvido para substituir as raças de pastores tradicionais. Suporta bem o calor, percorre grandes distâncias e possui um temperamento “selvagem”. É um cachorro de pastoreio muito resistente e ativo, mas também leal e companheiro.
– Border Collie: possui instinto natural ao pastoreio e a inteligência está entre as suas maiores qualidades. É um cão ativo, enérgico, obediente e fácil de treinar, além de ser amigável com outros animais e humanos. É considerada uma das raças mais inteligentes e frequentemente participam e se destacam em eventos de pastoreio, competições de obediência, agilidade, rally e rastreamento.
– Pastor Alemão: inteligência, fidelidade, obediência e atenção constante aos comandos do dono estão entre as principais qualidades. Assim como resistência e alto desempenho em longos períodos de trabalho. Considerado fácil de adestrar, tem boa convivência com crianças da família e outros cães, desde que socializado!! É reservado com estranhos e é bastante alerta, não recua mediante ao perigo mesmo sob forte agressão inclusive de armas de fogo ou explosivos, qualidades que lhe favorecem a função de guarda, da qual não raramente é citada por muitos como o mais eficiente.
– Pastor Belga: ideal para guiar e proteger o rebanho, pois desempenha a função por instinto. Suas quatro variedades – Groenendael, Malinois, Tervuren e Laekenois – apresentam forte perfil como vigilantes e rastreadores. Com a família é um cão dócil e afetuoso, é valente, enérgico e independente, embora seja muito apegado a seu dono. Devido ao rígido controle de saúde imposto aos criadores da raça, o Malinois é considerado uma das raças mais saudáveis.
– Pastor Maremano Abruzês: devido à pelagem e resistência, é mais encontrado em regiões frias e montanhosas. É dócil e exerce as atividades por instinto. Além de guardião de rebanhos, desempenha ótima função de guarda da propriedade.