O Curió é a espécie mais apreendida no combate ao tráfico de animais silvestres no país. Uma ave passeriforme da família Thrupidae, nativa do Brasil e muito apreciada pelo seu canto. Mede cerca de 15 cm, sendo que o macho é preto na parte superior do corpo e castanho-avermelhado na parte inferior, sendo a parte interna das asas na cor branca.
Graças às suas qualidades canoras é também a espécie que mais possui criadores registrados no chamado Sispass – cadastro junto ao IBAMA, órgão responsável pela fiscalização e conservação da fauna.
Curió (Oryzoborus angolensis)
Características – também conhecido como avinhado, mede em torno de 13 cm de comprimento, com macho apresentando plumagem preta no dorso e castanha na parte inferior. A fêmea possui pelagem pardacenta mais escura no dorso. Bico cheio e corpo robusto.
Habitat – beira da mata e pântanos
Ocorrência – em todas as regiões do Brasil
Hábitos – seu canto lembra o som de um violino. Existe uma grande variedade de cantos de curió.
Alimentação – sementes de tiririca (Cyperus rotundus)
Reprodução – reproduzem-se normalmente na primavera-verão.
Ameaças – é atualmente o pássaro canoro mais cobiçado do país, sendo que o valor de um curió-campeão pode ser superior ao de um carro 0km! Por isso é muito caçado para atender a apreciadores de pássaros canoros e tráfico de animais.