Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Cavalos se alimentando de feno

Fornecer a equinos uma alimentação rica em nutrientes e adequada para as suas necessidades é crucial para evitar complicações, como fraqueza e o surgimento de doenças

Se você tem cavalos, esteja atento para o tipo e qualidade dos alimentos que fornece. Veja algumas coisas que se deve evitar. 

Feno com bolor. Quando o feno, uma das bases da alimentação dos cavalos, está embolorado, ele compromete severamente a saúde dos equinos. Os esporos de bolor (termo usado para se referir às várias espécies de fungos) podem levar a danos irreversíveis no sistema respiratório. 

Água suja. Os cavalos necessitam de água limpa e fresca constantemente. Lembre-se de que se perderem somente 15% da água corporal já podem vir a falecer! Ele deve se hidratar durante toda sua jornada de trabalho. ATENÇÃO! A água não pode estar gelada, especialmente quando os equinos estão com o corpo quente. 

Quantidade excessiva de grãos e alimentos doces. Tais nutrientes administrados em quantidades excessivas podem gerar uma série de problemas, como obesidade, laminite (inflamação aguda ou crônica das lâminas do casco) e cólicas. 

Evite vegetais crucíferos. Vegetais como couve, couve-flor, repolho, brócolis e couve de Bruxelas estimulam a produção de gases, podendo levar a intensos mal-estares.

Cavalos estabulados

Cuidado com alimentos desenvolvidos para outras espécies. Os cavalos não podem ingerir alimentos desenvolvidos para outras espécies!! Em alguns casos, essa alimentação incorreta pode levar à morte dos cavalos. Batata e tomate. Batatas são muito saborosas, mas são um péssimo alimento para os cavalos pelo fato de conterem, solanina, um glicoalcaloide tóxico para os equinos. A contaminação pode ser ainda pior no caso de as batatas estarem verdes ou podres. Tomates também são contraindicados pelo mesmo motivo, possuem glicoalcaloide em suas folhas, caules e fruto, particularmente quando estão verdes. No caso dos tomates ainda tem o agravante deles conterem atropina, que pode paralisar a mobilidade intestinal, levando a cólicas intensas. 

Desconhecimento nutricional dos alimentos. Qualidade é muito mais importante do que quantidade. Engordar os cavalos sem ter foco no enriquecimento nutricional de sua dieta é um grande erro que pode comprometer a saúde deles. Cuidado com o uso de baldes de medidas universais, você pode estar errando nas doses de cada alimento. 

Carne. Cavalos são herbívoros e, dessa forma, não têm um sistema digestivo preparado para o consumo de carne de qualquer tipo. Por não ser uma escolha natural do equino deve ser inviabilizada. 

Chocolate. Cavalos gostam de doces… (quem não gosta?) Mas equinos jamais devem comer chocolate!! O doce possui uma molécula química chamada teobromina que é tóxica para a espécie. Em grandes quantidades, o chocolate pode até se tornar fatal para o cavalo. Observação: mesmo em quantidades pequenas, pode acusar doping na análise de cavalos de competição. 

Abacate. Tanto o abacate quanto a árvore de onde ele provém (incluindo folhas e casca) são tóxicos para os equinos por ter em sua composição uma substância chamada persina. Trata-se de uma derivação de ácidos gordos, quando ingerida pelos cavalos pode acarretar batimento cardíaco irregular, cólicas, disfunções neurológicas e problemas respiratórios. Em alguns casos, pode levar à morte do animal.

Esperamos que as dicas tenham sido importantes para você. Aproveite e compartilhe as informações com os seus amigos criadores.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *