Motivação é sinônimo de produtividade! E, consequentemente, de lucratividade
No agronegócio esta máxima também vale! A motivação de todos os envolvidos na cadeia produtiva, inclusive os proprietários, afeta diretamente no resultado da produção.
O reconhecimento torna o funcionário motivado e automaticamente ele fica mais produtivo, mostrando inclusive disposto a ir além de suas funções, a colaborar com os processos alheios às suas responsabilidades e, o melhor, a participar com ideias de melhoria para o funcionamento do negócio.
Mas como fazer surgir essa motivação?
O primeiro aspecto é que ele deve gostar do que faz! Sim. A pessoa se sentir bem realizando sua rotina é fundamental para o processo. Tem aquela máxima que diz: “se eu amar o meu trabalho, eu vou me divertir pelo resto da minha vida!” Ou seja o trabalho de que se gosta, deixa de ser obrigação e passa a ser prazer.
Depois disso, é muito importante que ela se sinta útil. É preciso demonstrar que cada etapa da cadeia produtiva tem sua função e sua importância. Nada anda se uma dos elos da cadeia não promover o contínuo movimento. Se um parar, todos param. O funcionário entendendo isso, passa a dar mais valor ao que faz.
Fora isso, poderemos indicar várias ações e posturas da empresa que podem motivar a todos:
– Aprender coisas novas. Boas empresas não apenas estimulam, mas auxiliam na educação constante de seus colaboradores;
– Enfrentar desafios. Pessoas gostam de se provar. De mostrar que podem ir além. A empresa deve estimular seus colaboradores a estarem dispostos a enfrentar os desafios que um negócio apresenta dia após dia, muitos deles inéditos e complexos.
– Não podemos esquecer do salário. Ele deve atender às necessidades básicas dignamente!
– Ambiente seguro. Segurança é fundamental para o funcionário estar relaxado e, ao mesmo tempo, focado no que importa.
– Ambiente agradável. Manter boas condições de iluminação, conforto e tranquilidade ajuda na postura dos funcionários, desde o momento em que acorda, até o momento de ir embora.
– Relacionamento. Eis um dos aspectos mais importantes e difíceis de se alcançar. As relações entre superiores e subordinados, colegas de seção, empresa-fornecedores, empresa-clientes… Todas elas são muito importantes para criar um ambiente colaborativo e produtivo.
Os aspectos mais pessoais são mais duradouros, pois dependem apenas do funcionário. É uma questão dele com ele mesmo. Mas os aspectos externos devem ser trabalhados com muita atenção pelos gestores.
Quais os sinais de desmotivação?
Anotamos algumas posturas que podem refletir a desmotivação e a consequente falta de comprometimento com a empresa:
- Se o funcionário passar a repetir palavras e expressões de negatividade com frequência;
- Quando alguém “reclama de tudo”, da temperatura do ar, da água no bebedouro, do clima, do transporte… Sempre ranzinza. Pode ser característica pessoal a algo que o está atrapalhando a desenvolver melhor sua função;
- Tem aquele que olha o relógio a toda hora, esperando impaciente pelo fim do expediente. Esse está “contaminado”;
- O afastamento de outros integrantes da seção ou da organização também indica que há algo errado acontecendo;
- Tem aquele que realiza somente as tarefas necessárias e não entrega nada além do esperado;
- Quando as metas estipuladas começam a não ser atingidas. Isto pode ser um problema pessoal, mas se for algo menos pontual e mais abrangente, pode significar mais do que falta de motivação. Pode ser que a empresa esteja com estratégias equivocadas ou não esteja avaliando o contexto para redefinir estratégias e as próprias metas;
- A resistência à mudança é natural do ser humano. Mas discordar continuamente, sem apresentar sugestões ou críticas construtivas é um sinal de alerta;
- A falta de interesse em participar de atividades ou treinamentos também é um indicativo;
- Aumento da frequência de faltas ao trabalho deve ser investigado.
Estes são alguns detalhes a que os líderes e gestores devem estar atentos.
Na fazenda? O que mais pode motivar a equipe?
Por incrível que pareça, pode parecer óbvio, mas não é: um dos fatores que elevam a motivação dos funcionários é a demonstração de motivação do próprio patrão!
Estudos da ESALQ/USP com ordenhadores brasileiros mostram que a motivação do proprietário produtor reflete diretamente na motivação da equipe de empregados!
Muitas vezes os produtores rurais vivem reclamando que a atividade “não é boa”, que “não dá dinheiro” e que, “se pudessem, parariam”…
Sim, a gente sabe que é duro. Principalmente, no Brasil
Mas isto leva os funcionários a uma situação de insegurança com relação ao futuro do seu emprego. Certamente, ele estará sempre antenado a alternativas para ele e sua família fora do negócio, desmotivando-o.
Resumindo:
- A motivação diária se baseia em ambiente seguro e agradável, com metas e processos bem definidos, ferramentas adequadas e em bom estado.
- Os funcionários precisam estar na função adequada ao seu talento e competência, com metas bem definidas.
- Os resultados alcançados devem ser sempre reconhecidos e recompensados, seja com um elogio, um bônus ou uma promoção.
- Ações que permitem o envolvimento dos funcionários nos negócios da empresa, sentir-se parte das decisões está relacionado a ter seu valor reconhecido.
- A motivação dos proprietários e líderes é combustível para a motivação dos demais colaboradores.
É preciso investir tempo e recursos em melhorias que aumentem a motivação.