Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

BlogOpinião

Opinião – Os desafios do agricultor brasileiro

Agricultor na sua lavoura vislumbrando o horizonte

Apesar de o setor ser uma exceção neste período de crise, sendo o único que obteve crescimento no país, isso não significa que os agricultores não estejam passando por momentos difíceis

O setor agrícola faz parte da história brasileira, sobreviveu a diversas crises e, por isso, é muito bem percebido pelo mercado e pela população. Mas os desafios ainda são grandes para garantir competitividade interna e, principalmente, global.

Um dos maiores desafios que qualquer setor produtivo brasileiro enfrenta e que atinge a agricultura com bastante força é a questão do capital humano!

Conseguir um colaborador qualificado para as atividades específicas do meio rural não é fácil. Um dos fatores que contribuem significativamente para o problema é o êxodo rural. Nem mesmo os filhos de produtores querem seguir no campo, devido a questões amplamente debatidas em matérias da própria RuraltecTV.

As matérias “Campo – Sucessão e gestão dos negócios familiares no agro” e “Campo – Sucessão familiar: o jovem no campo e as mudanças de comportamento” podem lhe dar um parâmetro a respeito das dificuldades de se manter as novas gerações na área rural. 

Agricultor empurrando um pedregulho morro acima

Defasagem de conhecimentos em relação às novas tecnologias

Outro fator que aumenta este problema é a precária formação técnica dos trabalhadores com relação à modernização das ferramentas e das tecnologias para aprimorar a produção. A capacitação para lidar com esta inovação está defasada, não é oferecida amplamente aos trabalhadores, não os deixando aptos a executar essas novas tecnologias.

É necessário que empreendedor e entidades públicas e privadas ofereçam cursos profissionalizantes, especializados no setor de manuseio de ferramentas para o agronegócio, a fim de que os profissionais possam se integrar e elevar a produção do setor. As próprias empresas fornecedoras de insumos poderiam fortalecer o ensino necessário para a atuação com os seus produtos. Entidades públicas deveriam aumentar o acesso aos cursos já oferecidos, mas que chegam de forma incipiente (quando chegam!) nos recônditos mais distantes, principalmente aos pequenos e médios produtores rurais.

Agricultor no tempo da caneta e da prancheta

O acesso digital, ainda pouco difundido no interior brasileiro, seria uma forma de incluir todos os envolvidos nas cadeias produtivas do setor.

Este é um outro desafio que o governo tem que resolver com urgência. Acesso à internet para todos! Mais de 70% das propriedades rurais não tem acesso à internet no campo. Este problema afeta questões como:

  • Capacitação online;
  • Acesso a tecnologias de agricultura de precisão;
  • Acesso a informações em geral;
  • Abertura de mercado online ou via aplicativos de e-commerce;
  • Competitividade, entre outros.

Não deixe de ler, no Blog RuraltecTV, o artigo “Tecnologia – Internet para todos: entidades discutem solução para conexão no campo”.

Por falar em competitividade, a questão não abrange apenas o mercado interno. O país tem tido problemas no cenário internacional, sendo ultrapassado por países que nem têm tanta tradição agrícola. Novos processos, novas tecnologias, inovações em geral devem ser usadas eficazmente para a melhoria da produtividade, da competitividade e da rentabilidade. 

Áreas produtivas: é necessário expandir?

A extensão das áreas de plantio tem aumentado em números menores do que quando comparamos com o aumento da produção e da demanda. Fato! Isto ocorre devido ao elevado investimento em tecnologias, pois é possível, numa pequena área, ter elevada produtividade. Como exemplo disso, temos a agricultura de precisão.

Leia “Sustentabilidade – Pecuária sustentável: Possibilidades são impressionantes!” e “Agricultura 4.0 – Tecnologia testa patrulha de pragas” e “Tecnologia – Transformação Digital, Agronegócio e Sustentabilidade”. Você poderá ter uma melhor ideia sobre o assunto.

Outro fator enfrentado pelos agricultores está nos altos custos de transporte e nas más condições em que se encontra a infraestrutura dos portos e das rodovias brasileiras. Este cenário contribui para o encarecimento do produto, prejudicando tanto produtor quanto consumidor.

Estrada em péssimas condições de transitar para escoamento da produção

Soluções como cooperativismo para a questão do transporte, utilização de fornecedores locais, próximos à produção são algumas das alternativas que podem contribuir para a diminuição dos custos. Os produtores, além disso, devem procurar meios alternativos de transporte, como trens e outras vias que não tenham custos tão elevados. Mas o país precisa investir em ferrovias!! No caso de exportações, o agricultor tem que buscar subsídios, para que o valor final da mercadoria não fique tão elevado. 

Um desafio eterno

As condições climáticas são adversárias antigas dos produtores. Atingir maiores agilidade e eficiência depende muito do conhecimento das intempéries.

Para evitar essas situações, é imprescindível analisar periodicamente as previsões do tempo, para que, assim, o agricultor esteja mais preparado.

Diversos aplicativos e meios de comunicação fornecem informações diárias a respeito do clima. Além disso, tecnologias como estações meteorológicas compactas digitalizadas já podem ser adquiridas com preço bastante razoável, frente aos prejuízos que a falta desses equipamentos pode ocasionar.

Estação meteorológica na lavoura

Leia também a matéria “Tecnologia – Automação da irrigação: benefícios”, no Blog RuraltecTV, e conheça alguns recursos bem interessantes para o produtor. 

Aumento da demanda: oportunidade e desafio

Alimentar a população que cresce absurdamente a cada dia, é um desafio para os produtores de alimento pelo mundo.

Colocar em prática ações e estratégias eficientes para otimizar a produção ainda é um processo difícil, principalmente para agricultores pequenos e familiares e até mesmo os médios. As tecnologias de ponta assim são inacessíveis para estes produtores. Mas há diversas técnicas e sistemas que podem contribuir em muito para o aumento da produtividade nas pequenas propriedades rurais.

Algumas delas você pode encontrar nos links abaixo:

Já demos razões suficientes para o produtor se preocupar. E a lista de problemas é muito maior. Mas estes desafios apresentados, se solucionados poderão auxiliar em muito no aumento da produtividade e da rentabilidade do seu dia a dia.

Não desanime. O mundo inteiro depende do trabalho árduo e fundamental dos produtores rurais. E estamos aqui para ajudá-lo a descobrir caminhos para a melhoria das condições de vida do homem do campo! Vamos plantar! Vamos criar!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *