Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Agricultor pulverizando cafezal com EPI adequado

EPI’s são os Equipamentos de Segurança Individual utilizados quando um serviço ou atividade apresenta riscos à saúde ou ameaça a segurança do trabalhador 

Os EPI’s variam de acordo com cada trabalho e o seu grau de risco. Toda empresa deve fornecer de forma gratuita e em bom estado para todos os funcionários os equipamentos necessários e orientá-los quanto à sua utilização.

EPI’s recomendados para o trabalhador rural

Máscara de proteção. Por lidar com agrotóxicos, as máscaras protegem o trabalhador evitando que ele respire substâncias prejudiciais à saúde.
Luvas de proteção. Possuem em sua estrutura, materiais impermeáveis e resistentes que não deixarão que nada possa transpassá-las, evitando cortes, além de também proteger contra o contato direto com agrotóxicos.
Óculos de segurança. Protegem os olhos, não somente dos danos de agrotóxicos, mas ainda de fragmentos de outras coisas que possam atingir essa região. Em certas atividades, protegem os olhos da claridade.

Agricultor pulverizando videira com EPI correto

Macacão de segurança. Vem por baixo do avental e é feito exclusivamente para este ramo. Com um tecido grosso e impermeável, protege o corpo de vários acidentes como lesões e contato com produtos químicos e dejetos.
Boné árabe. Protege não somente o alto da cabeça, mas também apresenta um tecido que se estende até o ombro, cobrindo o pescoço, as laterais e também as orelhas, impedindo queimaduras do sol.
Avental.  Vai por cima do macacão. Ele protege de produtos químicos. Encontrado em vários materiais de revestimentos.
Botas. As de PVC são as mais comuns, porém, não são as melhores que existem. As mais seguras são feitas de um material mais resistente, garantindo a correta proteção aos pés.

Ilustração esquemática do EPI agrícola com definição de cada equipamento no corpo do trabalhador rural

Acidentes no trabalho são situações prejudiciais em todos os sentidos. Obviamente, em primeiro lugar vem a saúde dos colaboradores, mas analisando negocialmente, implica em diversas atividades da cadeia produtiva, gerando queda de produtividade e prejuízos!

Sua propriedade possui todos os equipamentos de segurança necessários? Há quanto tempo seu negócio não tem um acidente de trabalho? A resposta a estas duas simples perguntas pode levar gestores e proprietários a pensar numa estratégia adequada de segurança no trabalho, levando em consideração um ambiente seguro e confortável para os colaboradores e um uma garantia de melhores produtividade e rentabilidade.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *