Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Canivete multifunções

Um bom canivete na mão de quem não sabe usá-lo é uma ferramenta um “tanto quanto” inútil. Mas, com o uso adequado pode se tornar imprescindível na sua rotina em casa, no trabalho ou em um acampamento

Desde tarefas mais simples até as mais complexas como, apontar lápis, descascar e cortar frutas, fazer a regulagem de estribos e fivelas das celas e dos arreios dos animais, ser usado por grupos de resgate e salvamento… O canivete pode salvar o dia. Salvar uma vida! 

Um canivete bem usado é um aliado muito importante em acampamentos, trilhas e aventuras. Sua lâmina afiada permite cortar alimentos, cordas, galhos, além de ter abridor de latas, pode dar um aperto naquele parafuso frouxo… Ajuda também a fazer incisões em linhas e em peixes.

O modelo mais famoso dentre os canivetes e também o mais desejado é o canivete suíço. O instrumento tem um amplo mix de funções e conta com abridor de vinho, tesoura, chave de fenda entre outras.

Um modelo que tem feito bastante sucesso é o multiferramenta. Criado para quem gosta de fazer pequenos reparos em casa ou no trabalho. Conta com cortador de fios, chave inglesa, alicate, entre outras utilidades.

Para aqueles que vivem em ambientes rurais é fundamental ter um canivete multiuso e com uma lâmina afiada. Já para quem realiza atividades de conserto é interessante ter um canivete com opções de ferramentas. É bem melhor carregar um canivete com clip de bolso do que uma caixa cheia de ferramentas pesadas e que muitas delas não serão usadas. 

Dica: fazer a sua escolha baseada no modelo que
combina com seu estilo pessoal, com suas necessidades.

Os principais tipos de canivetes

Os tipos de canivetes sobre a mesa

1. Clássico
Consiste em uma ou mais lâminas retráteis de abertura manual. Sua principal finalidade é o corte de objetos menos resistentes, razão pela qual é bastante utilizado para descascar frutas, limpar peixes e desbastar pequenos galhos, entre outras atividades.
2. Multifuncional
Além de contar com pelo menos um tipo de lâmina, reúne várias funcionalidades em um único objeto. É ideal para cumprir pequenas tarefas do dia a dia, como abrir uma garrafa de vinho, apertar parafusos ou cortar o lacre de embalagens. Também pode servir como um canivete complementar para quem pratica esportes de aventura.
3. Defesa pessoal
Os modelos próprios para esta finalidade apenas com uma lâmina, cujo desenho é concebido para perfurar e cortar. Como às vezes precisam ser utilizados repentinamente, muitos têm sistema de abertura automática.
4. Resgate
Há diversas situações em que bombeiros e socorristas precisam dispor rapidamente de recursos muito específicos para conseguirem cumprir a missão de salvar vidas. Utilidades como cortador de cinto de segurança e quebra-vidros são indispensáveis para os profissionais dessa área.
5. Tático
Os canivetes táticos são robustos e não devem absolutamente nada para as melhores facas. Apesar de terem somente uma lâmina, ela costuma ser equipada com uma serra para cortar materiais mais resistentes sem muito esforço. Algumas lâminas têm furos afiados que podem ser utilizados para cortar fios e arames. Quem pratica camping, montanhismo e outros esportes outdoor geralmente carrega um destes. Com ele é possível enfrentar boa parte das situações que se apresentam quando estamos longe da civilização. 

E aí? Já decidiu qual é o canivete mais adequado para a sua rotina?

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *