Cada vez mais países apostam em energias renováveis, sendo a eólica alvo de grande atenção
O Dia Mundial do Vento foi comemorado dia 15 de junho. A celebração tem por objetivo informar as pessoas sobre a importância das energias renováveis nas matrizes energéticas, com foco na energia eólica que é a transformação da energia do vento em energia útil (elétrica ou mecânica).
O Brasil apresenta grande potencial eólico, sobretudo nas regiões sudeste, nordeste e sul do país. Infelizmente, o aproveitamento do seu potencial é pequeno, mas representa uma importante fonte de complementação à energia hidroelétrica, da qual o Brasil é fortemente dependente. A expectativa no Brasil é que, em 2020, possam ser extraídos cerca de 20 GW provenientes desta fonte.
Vantagens da energia eólica
- Diminuição da dependência de combustíveis fósseis
 - Redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera
 - É inesgotável
 - Ótima rentabilidade de investimento
 - Geração de emprego nas regiões
 

Desvantagens da energia eólica
- Poluição visual, visto que parques eólicos são instalados em áreas livres para aproveitar da melhor forma os ventos
 - Poluição sonora proveniente do funcionamento dos equipamentos pode ser perturbador para a população local
 - Impactos sobre a fauna, predominantemente a colisão de morcegos e aves
 - Variações significativas da velocidade do vento ao longo do ano, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária em determinado local
 
Perante as metas ambientais traçadas para cada país, cada vez mais países apostam em energias renováveis, sendo a eólica alvo de grande atenção. Esta forma de energia renovável apresenta um crescimento global superior a 25%.