Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Agricultura FamiliarCapacitaçãoCriaçãoDicasGestão, Mercado e Economia

Bem estar animal na pecuária – bezerros com problemas nas articulações

Bezerro deitado na grama

O que fazer quando seu animal apresenta dificuldades para deitar ou caminhar?

O primeiro passo para tomar as devidas providências é sempre descobrir a causa do problema articular. Bezerros normalmente têm inflamações nas articulações, geralmente em decorrência de infecções oriundas de umbigo mal curado.

Isto pode acarretar artrite em mais de um membro do bovino.

  • Faça uma avaliação e identifique se o umbigo está inchado. Tente verificar também se há febre. Neste caso, o uso de antibióticos e anti-inflamatórios será recomendável.
  • Lesão traumática. Outra situação que pode causar tais sintomas. Procure e veja se existe alguma fratura articular no animal. Além de anti-inflamatório, o processo de cura pode exigir ou não a imobilização da articulação. 

ATENÇÃO: apenas um médico veterinário está apto a prescrever o tratamento adequado. Não deixe de sempre procurar a orientação do técnico capacitado.

Fique sempre atento ao comportamento dos animais. Problemas de saúde se refletem nas atitudes dos mesmos. Desta forma, você pode identificar com antecedência algum problema que pode ser evitado com mais facilidade. Outro detalhe importante é você preparar uma pequena farmácia veterinária na sua propriedade (leia a matéria).

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *