Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

BlogRaças

Raça – Flamenga: dupla aptidão (leite e carne)

Touro da raça Flamenga

A raça Flamenga sempre foi mais utilizada para a produção leiteira, mas, nunca se descartou a possibilidade de aproveitamento da carne do bezerro macho

Hoje a Flamenga é considerada uma raça de dupla aptidão, que permite explorar a produção de leite e de carne.

A Raça Flamenga chegou na Estação Experimental de Lages da Epagri no início do século passado para fazer melhoramento do gado crioulo que estava na região e tinha baixa produtividade. Mais tarde, um rebanho de 40 vacas puras foi incluído no rebanho. Os animais mostraram boa adaptabilidade às características de clima e de produção forrageira da região, além de produção de leite e carne de qualidade.

Pesquisadores afirmam que as vacas são boas produtoras de leite, tanto em quantidade quanto em qualidade, e têm a característica de ter um terneiro de boa qualidade. Uma boa opção para produtores de queijo.

Produção de carne

As pesquisas agora são para avaliar o ganho de peso dos terneiros, com o cruzamento com raças comuns e a avaliação desse tipo de cruzamento em termos de qualidade de leite e produção de carne. Ainda faltam informações sobre o potencial de produção de carne dos machos que são produzidos com a raça Flamenga. Está sendo identificado se a carcaça com sangue Flamengo vai atender à exigência dos frigoríficos.

Resultados

Nos experimentos que avaliaram a qualidade da carne, os animais, todos meio-sangue Flamengo, tiveram ganho médio diário de 1,3 kg/animal. Com esse ganho de peso, eles atingiram o peso de abate aos 26 meses de idade.De acordo com a avaliação dos pesquisadores, foram abatidos animais jovens e com peso elevado. O peso final de abate foi de 570 Kg, com rendimento de carcaça de 53%. Esses índices são todos desejados pela indústria frigorífica. O peso da carcaça após o abate dos animais foi de 300 Kg, enquanto os frigoríficos exigem 210 Kg como peso mínimo da carcaça.

Pensando em atender a demanda do mercado consumidor, a equipe também analisou a qualidade da carne com testes de maciez. Em laboratório, é medida a força necessária para cortar um feixe de fibras musculares – índices menores de 4,5 indicam carnes macias. Nesse experimento, a carne meio-sangue flamenga obteve índice 3, mostrando ter boa aceitação por parte dos consumidores.

Na avaliação dos pesquisadores, o único ponto que ainda precisa ser melhorado é a deposição da gordura nas carcaças. Os animais meio-sangue Flamengo avaliados apresentaram a gordura mínima exigida pelos frigoríficos, mas sem uma distribuição uniforme na carcaça.

Vaca flamenga com bezerro ao pé mamando

Qualidade do leite

A qualidade do leite da vaca Flamenga é muito parecida com o da vaca Jersey. É muito mais interessante para o laticínio do que uma vaca Holandesa. Os pesquisadores da EEL estão avaliando a possibilidade de aproveitar as características desse duplo propósito da raça e identificar famílias ou linhagens dentro do plantel da Epagri, que é o único puro do país, que sejam mais apropriadas para corte. Essa seleção já foi feita com algumas raças, como é o caso da Simental e do Pardo Suíço, que dentro da mesma raça têm linhagens especializadas para leite ou para corte. 

Os trabalhos com esse núcleo genético vêm acontecendo
por mais de 60 anos na Epagri, que já tem condições de colocar
à disposição do agricultor um material genético tão bom quanto
de outras raças e eventualmente em condições bem mais acessíveis.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *