Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

CapacitaçãoCiência e TecnologiaCriaçãoDicasEsportes RuraisGestão, Mercado e EconomiaTurismo e Lazer

Bem estar animal – Mantenha uma pequena farmácia à disposição

Farmácia na fazenda - prateleiras com medicamentos

Destine um espaço para o armazenamento de medicamentos e correspondentes com a finalidade de fornecer apoio aos tratamentos realizados nos animais

Trecho retirado de um livro de História do Brasil:

(…) os proprietários rurais sobreviviam de uma atividade amadora, sem uma gestão competente e os aspectos produtivos e de financiamento eram indicação, assistência e conhecimentos técnicos, sem a utilização de técnicas e sistemas de produção e, portanto, as propriedades rurais apresentavam baixa eficiência produtiva (…)

É realmente parece coisa de livro de história. Mas não é! Esta ainda é uma dura e cruel realidade do agronegócio no país. Pelo menos de grande parte dele.

A produção animal moderna e tecnificada, ainda muito incipiente, se restringe a agentes que enxergam estes fatores como primordiais para sua sobrevivência. Produção de leite e carne de alta qualidade, com segurança, com baixos níveis de contaminação microbiológica, com manutenção de um alto padrão sanitário do rebanho, com investimento em genética e principalmente com a adoção de ferramentas de gestão agropecuária estão presentes nos grandes players do agronegócio brasileiro. 

Veterinário preparando-se para medicar os animais

Não há mais lugar para ineficiência e amadorismo. Os custos de produção aumentaram de forma aterrorizante e os produtores são obrigados a investirem em tecnologia para produzir. 

Mas como ficam os pequenos e médios?

Instituições de pesquisa, como a Embrapa, têm trabalhado incessantemente para inovar e disponibilizar tecnologias de baixo custo para que TODOS possam enfrentar as demandas do mercado consumidor. 

Um rebanho sadio e produtivo requer práticas de manejo sanitário, que vem a ser um conjunto de procedimentos com o objetivo de proporcionar ótimas condições de saúde aos animais, buscando evitar, eliminar, ou reduzir a incidência de doenças no rebanho. 

O retorno econômico dos produtores depende diretamente da saúde dos animais. Tratar e prevenir as enfermidades no rebanho evita-se o desperdício e os gastos desnecessários.

Farmácia na fazenda - prateleiras com medicamentos veterinários

Farmácia na Fazenda

Destine um espaço para o armazenamento de medicamentos e correspondentes com a finalidade de fornecer apoio aos tratamentos realizados nos animais buscando uma melhor eficiência nos procedimentos a serem realizados. 

O que fazer?

  • Manter na propriedade rural produtos e medicamentos veterinários em estoques para tratamentos curativos das doenças nos animais;
  • De quais materiais estamos falando? Vacinas, materiais de usos hospitalares (algodão, gaze, curativos, agulhas, álcool, iodo);
  • Possuir equipamentos e utensílios de uso geral. Geladeira, frascos de produtos para curativos, tesouras, seringas, agulhas, etc.;
  • Produtos para prevenção e controle das enfermidades. 

    O produtor deve evitar desperdícios e estará atento a medicamentos vencidos, descartando-os imediatamente quando detectados.

    Medicamentos veterinários são responsáveis (juntos com a ração) na composição dos custos do produto, portanto, atenção especial no seu planejamento e controle é fundamental para alcançar uma rentabilidade sustentável.

    Vale salientar que o uso de medicamentos veterinários obedece a critérios técnico-científicos na aplicação nos animais, de importância na observação dos resultados dos tratamentos, sendo eles profiláticos e curativos, devendo seguir a orientação do profissional habilitado: o Médico Veterinário. 

    A saúde e o bem estar animal são aspectos impactantes
    na produção e consequentemente na rentabilidade.

    Leia também:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *