Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Colheita da horta - cesta com legumes colhidos

Combater pragas e doenças é o maior desafio para novos hortelões. Saiba como enfrentar este problema 

“Suje” as mãos. Manutenção e vistoria regulares são a melhor forma de identificar doenças e pragas. E é preciso detectar tais situações antes que se alastrem. Ao identificar plantas infectadas, isole-as para que as doenças ou pragas não tomem o resto do plantio. 

Solo é chave para uma bela horta. Tudo se resume a nutrientes necessários para um crescimento saudável das plantas! Adubos orgânicos e caseiros podem ajudar neste sentido. Leia (CLIQUE AQUI).

Hortelão regando um canteiro de sua horta

Manhã regada. Aguar a horta pela manhã permite que o excesso de água tenha o dia todo para secar ou ser absorvido pelo solo. ATENÇÃO! Procure regar apenas o solo, não as folhas, pois elas ficam expostas a danos causados por fungos, caso fiquem molhadas. 

Plante de “tudo um pouco”. A diversidade é essencial. Algumas pragas preferem determinados vegetais. Desta forma, é possível evitar que ervas daninhas, pragas e doenças se alastrem por toda a plantação. MAIS DO QUE ISSO: algumas plantas são inimigas naturais para pragas que atacam outras espécies e vice-versa. É um tipo de mecanismo de defesa “colaborativo”. 

Proteja os amigos da horta. Alguns animais, como abelhas, minhocas e joaninhas são fundamentais para uma horta caseira saudável e orgânica.

Canteiro de alfaces

Canteiros são importantes. Um simples e bom canteiro (pode ser feito de restos de madeira, inclusive) evita que muitos insetos terrestres invadam a horta e destruam as plantas. 

Pesticidas naturais. Uma das melhores opções para controlar e eliminar parasitas, evitando que se alastrem para toda horta. Manjericão, alecrim, alho e cebola são boas opções, pois exalam odores “repulsivos”. 

Plante “repelentes”. Repelentes naturais afastam as pragas da plantação (citronela, hortelã e crisântemo…). 

Vegetais atrativos. Já ouviu falar? Eles chamam a atenção das pragas para si, evitando que elas ataquem os demais cultivos (capuchinha, entre outras). O ideal é plantá-los no entorno da área da horta. Mas é preciso cuidar desse “sistema de defesa”, também. Se as pragas destruírem essas plantas, partirão para o ataque à sua horta. 

Cobertura morta. Com isto você vai evitar pragas e impedir o crescimento de ervas daninhas. Distribua o material (pode ser palha ou folhas secas ou lascas de madeira) pela superfície. Isso mantém a temperatura do solo e retém a umidade, e ainda forma uma camada de matéria orgânica farta que se incorpora à terra.

Horta em vasos

Armadilhas adesivas. Boas opções para lugares em que pragas circulam com frequência e facilidade. Por terem diversos tipos e finalidades, um profissional deve ser consultado antes que elas sejam instaladas na horta. 

ÚLTIMO RECURSO: inseticida caseiro. Se todos os outros métodos preventivos ou combativos fracassaram e a planta foi infectada, um inseticida caseiro pode ajudar. Antes de aplicá-lo, teste em algumas folhas, para se certificar de que as plantas não serão queimadas ou danificadas. Existem vários tipos de inseticidas caseiros, com diversas finalidades. É recomendável procurar um profissional que recomende o melhor a ser aplicado.

Depois disso tudo… Boa colheita! Tenha uma alimentação saudável e saborosa!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *