Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Drone pulverizando lavoura

A aplicação é feita com menor tempo de operação, com mais eficiência no controle biológico, reduzindo custos e melhorando a produtividade 

As vantagens de se utilizar drones nas aplicações vão além das citadas: permite que um mecanismo dosador distribua de forma adequada/exata o agente biológico na área a ser controlada (eliminando o desperdício), cobre grandes áreas com custos baixíssimos e possibilita o controle em momentos de pico. Resultado: aumento da rentabilidade ao final da safra. 

Retorno de investimento

Na cultura da cana os números são bem satisfatórios. Para cada 1% de redução do índice de infestação da broca, o produtor tem cerca de R$ 100/ha a mais no final das contas.

Um estudo comparativo mostrou que enquanto no manejo tradicional foram feitas cinco aplicações de inseticidas para o controle de lagartas, o biológico aplicado por drone realizou apenas uma dispersão de vespas para todo o ciclo da cultura do milho, gerando uma redução de cerca de R$ 250 por hectare.

Culturas como soja, milho e algodão podem se beneficiar muito deste processo. Trabalhadores, pulverizadores, tratores que seriam necessários para a aplicação, ficam livres para outras operações cotidianas, enquanto o drone faz a liberação dos macrobiológicos. Toda a operação com drone custa menos que uma única aplicação convencional.

Já temos disponíveis serviços deste tipo para controle da broca-da-cana, para seis tipos de lagarta e para cinco tipos de percevejos, nas mais variadas culturas.

Drone num voo rasante em lavoura

Ambiente e produtos mais saudáveis

Do ponto de vista de sustentabilidade, o processo contribui para reduzir o uso dos defensivos químicos, garantindo um ambiente mais equilibrado e produtos mais saudáveis, com maior grau de pureza química, uma demanda muito importante nos dias de hoje.

É a agricultura 4.0 no dia a dia das propriedades.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *