“Curso de Fundamentos do Biogás” oferece 40 horas de conteúdo sobre produção e uso do biogás para geração de energia elétrica e térmica, além da conversão em biometano
O biogás é uma energia “verde” (ecológica) que pode ser utilizado como combustível para meios de transporte, injetado na rede de gás natural ou usado como gás industrial.
As inscrições podem ser feitas até dezembro de 2020. O prazo de conclusão do curso é de 90 dias e, ao final das aulas, o participante realizará algumas atividades de avaliação, para que possam ter direito ao certificado de conclusão do curso.
Público
Para aqueles que pretendem se tornar um projetista de biogás, um gestor público que planeja a implementação de projetos executivos de biogás ou qualquer profissional que planeje aprofundar seus conhecimentos na área, eis uma boa forma de dar o primeiro passo no setor.
O curso faz parte do Projeto GEF Biogás Brasil, implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), foi desenvolvido pelo CIBiogás em parceria com a UNIDO e terá módulos como:
- História do biogás;
- Processo de produção e aproveitamento energético do biogás;
- Digestão anaeróbia e caracterização dos substratos, tecnologias e potencial de produção do biogás;
- Características, aplicação e tratamento do biogás;
- Características e aplicação do digestato (material que passou por processo de digestão anaeróbica, o qual possui características fertilizantes muito semelhantes as do dejeto maturado);
- Operação e manutenção de plantas de biogás;
- Arranjos, viabilidade econômica e panorama do biogás.
Apoio técnico
O projeto oferece apoio técnico para conversão de resíduos orgânicos em energia ou combustível renovável, além de suporte na criação de modelos de negócios e assistência especializada sobre financiamento e políticas públicas referentes ao setor.
Inscrições: site do Projeto GEF Biogás Brasil. A ementa do curso também está disponível no site. Dúvidas podem ser encaminhadas para [email protected].