Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Agricultura FamiliarCapacitaçãoCiência e TecnologiaCriaçãoGestão, Mercado e EconomiaNotícias

Seleção de animais jovens – Qualidade otimizada graças à tecnologia

Bezerro nelore

Projeto da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) utiliza avaliação genômica para qualificar rebanho

Programa de genotipagem. Já ouviu falar? Há dois anos, um programa deste foi implantado e já avaliou quase 90 mil animais, sendo que a grande maioria da raça nelore.

E os resultados positivos deste programa fizeram a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lançar um novo projeto que vai facilitar aos criadores brasileiros ter acesso à moderna tecnologia, possibilitando otimizar o processo de aprimoramento da qualidade do gado.

A avaliação genômica tem maior grau de acerto e acelera o processo de avaliação de touros jovens, entre outros fatores positivos, evitando investimentos com matrizes não tão produtivas e refletindo na qualidade, produtividade e rentabilidade da criação.

Subsídio para incentivar os criadores

O programa “2 por 1”, garante subsídios aos criadores, da seguinte forma: a cada dois animais escolhidos pelo criador para a genotipagem, a ABCZ (http://www.abcz.org.br/) custeará o trabalho de um deles.

Os agentes do projeto esperam realizar a genotipagem de 400 mil animais, nos próximos três anos. Estes números colocariam o Brasil na liderança mundial na genética do gado zebu.

Este é com certeza um importante passo para a melhoria da qualidade da carne e para a eficiência alimentar dos animais em sistemas de produção mais sustentáveis.

Terneiro nelore no pasto

Precocidade poupando tempo do produtor. E você sabe: Tempo é dinheiro!

O resultado da avaliação pela genotipagem permite identificar a capacidade reprodutiva do macho aos dois anos. Da forma tradicional, seria necessário esperar até seis ou sete anos!

Acredita-se que a tecnologia vai crescer rapidamente no Brasil, a genotipagem facilita ganhos econômicos e oferece mais certeza acerca da capacidade reprodutiva do gado.

Vantagens da genotipagem

Uso da tecnologia propicia ganhos econômicos e genéticos

1 – Permite a seleção de animais ainda jovens. É como se eles já tivessem filhos com dois anos de idade. Pelo sistema tradicional, seria preciso esperar até os seis anos para ter uma avaliação confiável.
2 – Um touro genotipado pelo sistema da Embrapa Gado de Corte tem 37% menos chance de erro quanto à possibilidade dele ser um melhorador.
3 – O sistema aumenta o grau de confiança do criador nos valores genéticos preditos, isto é, anunciados antecipadamente.
4 – O genoma é como a digital de cada bovino e, por meio dele, é possível conhecer suas características, o que dá condições de identificar aqueles que têm o maior potencial para produção, além de descobrir outras qualidades importantes, como a reprodutiva.
5 – A genotipagem permite verificar não só as características que o bezerro herdou do pai e da mãe, mas também das gerações anteriores, os avós.
6 – O programa conta com um banco de dados formado a partir de bases unificadas, o que permite uniformizar as avaliações genéticas das raças zebuínas brasileiras.

Leia também:

https://www.ruraltectv.com.br/6-dicas-para-semeadura-das-pastagens-de-inverno/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *