O produtor rural deve buscar diariamente e de forma consistente aumentar a rentabilidade de seu negócio
Para isso, monitorar as terras, planejar atividades e insumos e controlar investimentos e retornos são ações fundamentais.
E estas necessidades são a base do trabalho de uma startup, em Palotina, oeste do Paraná, que oferece outros elementos, além dos citados: economia, sustentabilidade e aumento da produtividade.
Utilizando-se de tecnologias de georreferenciamento, a NetWord Agro monitora solos e gera mapas nutricionais que demonstram as necessidades de aplicação, ou não, de fertilizantes em taxas variáveis. E vai além! O monitoramento indica precocemente os agentes causadores de danos nas lavouras, evitando que eles provoquem futuros prejuízos à produção.
Com estas informações, o produtor consegue reduzir custos, aumentar a produtividade e rentabilidade. Mais do que isso, é possível reduzir o impacto ambiental, visto que a utilização de defensivos agrícolas será pontual e minimizado.
Tecnologia para todos: pequenos produtores e consumidores são beneficiados
Pequenos produtores rurais também estão na mira da startup. Na safra de verão de soja (2019/2020), diversas propriedades foram acompanhadas com método padronizado a fim de garantir rigor científico e confiabilidade nos dados.
Em Guaíra, um produtor teve cerca de 49 hectares monitorados e a produtividade padrão, que era de 55,74 sacas de soja/ha teve um aumento de 19% de produtividade. Mais 10,67 sacas por hectare!
Com o trabalho da startup, houve redução de 29% nos custos com herbicidas e de 44% em relação aos inseticidas, poupando mais de R$ 24 mil ao produtor.
Para aqueles que exigem produtos mais naturais e com menos agressivos químicos, a tecnologia chegou para mudar de vez a produção de alimentos.