A silagem de milho é uma das principais forrageiras para a alimentação do rebanho leiteiro, em especial para a suplementação de vacas de alta produção
Garantir que não haja a perda de nutrientes é uma das maiores preocupações dos produtores.
Uma silagem de boa qualidade deve possuir teor nutricional elevado, o mais próximo possível da planta de origem (milho). Cada etapa do processo é fundamental para garantir um produto de qualidade, já que as etapas são complementares e dependem uma da outra para um bom resultado.
Tudo começa com uma boa análise
Antes do plantio é necessário que identificar que o local onde será instalada a cultura seja adequado. É muito importante uma análise de solo que comprove sua fertilidade. Outro aspecto que deve ser analisado está relacionado às características climáticas do local. Apenas quando as condições de solo estiverem favoráveis, realize o plantio.
Ponto certo para colher
O momento ideal é quando a planta de milho atinge de 30 a 35% de matéria seca, que representa a quantidade de açúcar suficiente para gerar a fermentação.
O tamanho do picado do milho é outro fator que deve ser considerado. Ele deve estar entre 10 a 20 mm. Partículas muitos grandes dificultam a compactação e partículas muito pequenas podem prejudicar a ruminação ocasionando problemas no metabolismo do gado.
Limpeza dos equipamentos
Geralmente a compactação do milho é feita com tratores, que passam diversas vezes sobre a forragem até que fique densa. Uma dica importante é o estado de limpeza dos pneus, pois o esterco e a terra podem contaminar a silagem.
Para ter uma ótima fermentação, é fundamental eliminar o máximo possível de oxigênio na massa ensilada. Quanto mais compactada estiver a forragem, menor será a quantidade de oxigênio. Para isso é preciso a formação de um ambiente anaeróbico (ausência de oxigênio), que produzirá bactérias que irão preservar a silagem.
Fechamento do Silo
Ao final do processo de compactação, é essencial que o fechamento do silo ocorra o mais rápido possível, evitando a reentrada do oxigênio. Utilize lonas de excelente qualidade, sem furos.
Ao esticar a lona sobre o material, expulse todo o ar e isole a área. Desta forma, a silagem não sofrerá danos.
Depois de algum tempo, a massa ensilada já está fermentada e pronta para o uso. Ressaltando que uma vez aberto, o ar entra no silo, e se não for retirado com cuidado pode causar a degradação do solo.
Se você nunca realizou esse trabalho de produção de silagem de milho, é recomendável procurar a orientação técnica de pessoa experiente na operação para orientá-lo nos detalhes de todo o processo.