APICULTURA -  Como montar um apiário

Congressos, Encontros, Simpósios e SemináriosEventos

Abertas as inscrições para o Simpósio I Omics in Aquaculture

Aquicultor alimentando a criação

Nos próximos dia 03 e 04 de dezembro, acontecerá, no auditório da Embrapa Pesca e Aquicultura, o Simpósio I Omics in Aquaculture. O evento será das 8:30 às 17:20 e está com inscrições abertas para participação e apresentação de trabalhos até o próximo dia 10 de novembro. São apenas 20 vagas disponíveis.

O evento é resultado do projeto “Cooperação entre Noruega e Brasil em Pesquisa e Educação para Melhoramento da Criação em Aquicultura Sustentável”, financiado pelo Conselho de Pesquisa da Noruega e executado em parceria com a Nord University, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Aquagen (GenoMar Genetics).

O Omics in Aquaculture contará com a participação de pesquisadores de países como Chile e Noruega. Presenças confirmadas: Jorge Manuel Fernandes, da Nord University; Kaja Skjærven do Institute of Marine Research, da Noruega; José Yáñez da Universidade do Chile e Diogo Hashimoto, da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Jaboticabal).

Chamada para o I Omics in Aquaculture

Durante seus dois anos de execução, o projeto “Cooperação entre Noruega e Brasil em Pesquisa e Educação para Melhoramento da Criação em Aquicultura Sustentável” capacitou pesquisadores e bolsistas de mestrado e doutorado de ambos os países. Dois cientistas da Embrapa Pesca e Aquicultura receberam treinamento do equipamento Nanopore, adquirido pelo centro de pesquisas, para realizar sequenciamento de DNA e RNA, de forma mais simples e rápida.

A chefe de P&D da Embrapa Pesca e Aquicultura, Lícia Lundstedt, ministrou uma aula para os alunos de pós-graduação da Nord University. A Embrapa, por sua vez, recebeu alunos de mestrado da área de reprodução dessa instituição, que conheceram as pesquisas desenvolvidas na unidade com peixes tropicais. Eles também visitaram a GenoMar Genetics.

Banner do I Omics in Aquaculture

Segundo o coordenador das atividades do projeto na Embrapa, Giovanni Moro, a Nord University participou de um edital voltado para a capacitação de pesquisadores e pós-graduandos, lançado pelo governo daquele país. O edital exigia que houvesse uma instituição de pesquisa, uma de ensino e uma empresa privada na área de aquicultura. Com isso, abriu-se a oportunidade de parceria envolvendo a Embrapa Pesca e Aquicultura, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a multinacional GenoMar Genetics respectivamente. “As negociações começaram em 2018 e, com o atraso provocado pela pandemia que impediu as viagens, o projeto só foi retomado no final de 2021, finalizando em 2024”, explica ele.

Faça sua inscrição no simpósio CLICANDO AQUI.

Leia também: