Ícone do site AGRONEGÓCIO

Abuso sexual no campo – Não se cale

Mulheres do Agro - campanha "Maio Laranja de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes" #oagroporelas

Um grupo de mulheres do agronegócio resolveu dar uma força à campanha Maio Laranja

Em 18 de maio de 1973, foi criada a Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A expressão Maio Laranja tem como inspiração a flor da gérbera (gênero Gerbera que congrega 30 espécies), a qual possui várias tonalidades, incluindo o laranja, e simboliza a fragilidade de uma criança. Mas leis no Brasil não são sinônimo de garantia de direitos. Temos as tais leis que não pegam! E apesar desta lei, os dados são cada vez mais assustadores.

A cada uma hora, três crianças ou adolescentes são abusados sexualmente no Brasil

E o pior: dois terços dos episódios de abuso registrados em 2018 ocorreram dentro de casa. Em 25% dos casos, os abusadores eram amigos ou conhecidos da vítima, em 23%, o pai ou padrasto.

Isto tem que parar!

Vendo esta triste realidade perdurar, um grupo de mulheres do agronegócio resolveu dar uma força à campanha Maio Laranja. O projeto #oagroporelas, tem o intuito de fortalecer e aumentar o alcance da mensagem contra esta situação, motivando pessoas a não se calarem e denunciarem qualquer tipo de abuso sexual presenciado contra crianças e adolescentes.

PARTICIPE! DENUNCIE!

Neste caso, somos mais do que obrigados, ficamos honrados em colocar alguns dos nomes que fazem parte desta iniciativa: Ticiane Figueirêdo, Sarita Rodas, Mariely Biff, Lilian Munhoz, Noelle Foletto, Alessandra Decicino, Andréa Cordeiro, Saile Farias, Sônia Bonato e Roberta Páffaro. Estas guerreiras são as pesponsáveis pelo surgimento do movimento. Elas gravaram e postaram em suas redes sociais um vídeo falando sobre a importância de denunciar casos de abuso e, agora, convidam as mulheres de todo o país a também gravarem seus vídeos para aumentar essa corrente pela conscientização. Atenção: homens também podem participar! E devem!!!

A violência e o abuso não escolhem idade, condição financeira, nem quaisquer outras peculiaridades e não podem ser tolerados em hipótese alguma.

#oagroporelas

Todos que quiserem aumentar e fortalecer esta campanha podem gravar seus vídeos e utilizar a #oagroporelas. E mais, se perceber ou presenciar qualquer indício de abuso ou exploração, denuncie! Disque 100.

Sugerimos, para que a campanha tenha uma uniformidade e ganhe mais projeção que seja utilizado o texto padrão da Campanha. Basta inserir seu nome e idade, e seguir o roteiro: 

“Meu nome é “COLOCAR SEU NOME”, tenho “IDADE” anos, mas poderia ser a Joana de 13 ou a Patrícia de 8, que foram vítimas de violência sexual. Estou aqui hoje para pedir que você não se cale, por elas, por mim, por nós! #OAgroPorElas é uma de Campanha conscientização e prevenção contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Não se cale! Denuncie e disque 100!” 

Faça a sua parte! Estamos fazendo a nossa!

Leia também:

Sair da versão mobile