Ícone do site AGRONEGÓCIO

Adoção de processos geram resultados positivos na primeira safra

Gestores rurais em fazenda leiteira

Estima-se que 93% das fazendas que investem em gestão obtêm índices positivos logo na primeira safra. Melhor ainda: 50% dessas propriedades dobram a sua capacidade de caixa em quatro anos!

Gestão foi o tema do segundo episódio do “Caminhos do Agro SP”, um projeto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em parceria com a TV Cultura, a InvestSP e a iniciativa privada.

Durante o episódio, o maior produtor de hortaliças do Brasil apresentou os resultados e os ganhos em seu negócio após ter investido em gestão. O Grupo Hasegawa, com a produção concentrada em quatro fazendas, na região do Alto Tietê, incluindo hortifrutis processados prontos para consumo, gera atualmente empregos para 380 famílias e adota modelos inovadores de produção e comercialização.

Especialistas consideram que a próxima revolução do agronegócio se baseará em uma boa gestão. Para isso, o poder público e a iniciativa privada devem trabalhar integrados e aproveitar a capilaridade que possuem para ter acesso a quem está na ponta da cadeia e desenvolver ações e projetos específicos que levem treinamento aos produtores rurais. Fortalecer todos os elos de produção para que eles fiquem robustos e garantam assim a segurança, o valor nutricional e a integridade dos alimentos para o consumidor final é o principal objetivo.

Nos últimos anos, o agro brasileiro tem sido reconhecido por seus grandes saltos de produtividade, baseados em inovações tecnológicas. Para que o setor continue a evoluir e a conquistar novos mercados, a gestão e a capacitação serão as próximas ferramentas a possibilitar este desenvolvimento.

O desafio agora é dar um salto na gerência e obter respostas de como vamos afinar os processos para elevar a produtividade. Um deles é colocar a tecnologia à disposição de quem está cultivando e outro é a qualificação gerencial do próprio agricultor.

Segundo estudos apresentados, um terço das propriedades ganham menos do que poderiam, outro terço está buscando melhorias e apenas um terço está realmente pronta para absorver qualquer tipo de tecnologia.

As fazendas que utilizam ferramentas gerenciais melhoram na primeira safra pelo fato de ter uma visão clara estabelecida, metas, planos de ação e trazer tecnologias buscando margem de qualidade.

Com a divulgação de processos gerenciais junto a produtores rurais, será possível melhorar a gestão de suas atividades, obter a sustentabilidade financeira, ampliar o acesso a novos mercados, reduzir custos, garantir a longevidade do negócio, passando inclusive por processos de sucessão familiar.

Leia também:

Sair da versão mobile