Adubação correta é garantia de boa produtividade
Garantir o equilíbrio de nutrientes e a reposição de elementos necessários para o desenvolvimento da planta. Eis os objetivos de uma boa adubação. Este processo deve ser feito da maneira mais eficiente possível, considerando, além das características dos nutrientes e de como se comportam no solo, o modo de aplicação dos produtos.
Entre os pontos que requerem atenção no planejamento de adubação estão:
- o conhecimento dos nutrientes,
- a identificação da dosagem ideal
- o período em que devem ser aplicados
- o local e o modo de execução do processo.Pesquisas sobre curva de calibração, de resposta e tabelas de adubação podem ser úteis para uma boa recomendação.
Os processos operacionais precisam ser bem direcionados para garantir o sucesso da distribuição dos nutrientes. Visando o melhor aproveitamento, é necessário levar em conta alguns fatores como a granulometria, que é uma forma de classificar os produtos de acordo com as diferentes faixas de tamanho do grânulo.
Como o perfil granulométrico impacta na aplicação a lanço:
1 – As partículas mais densas conseguem maior alcance do que as menos densas, que se depositam próximo ao equipamento lançador.
2 – Materiais mais finos tendem a se concentrar no meio da faixa de aplicação.
3 – Os de maiores milimetragem se distribuem de forma mais equilibrada.Na hora de adubar, analise com calma os seus objetivos e os seus recursos. Uma boa adubação pode render bons frutos na colheita e no seu bolso.