É fundamental proporcionar as melhores condições para contribuir com a eficiência da absorção e o atendimento de quantidades específicas e equilibradas de nutrientes
Cada planta possui um potencial produtivo único. Para alcançar o máximo deste potencial, há algumas exigências que devem ser respeitadas:
- temperatura
- luminosidade
- quantidade de água
- quantidade e proporções de nutrientes
- atendimento das necessidades específicas de cada etapa de desenvolvimento (da germinação à colheita).
Mas quais as práticas que proporcionam as melhores condições para o desenvolvimento das plantas? É possível citar:
- irrigação adequada
- controle fitossanitário e de plantas daninhas
- preparo físico do solo
- correção da fertilidade do solo
- fornecimento de quantidades e balanços nutricionais específicos de acordo com cada fase fenológica da cultura
- atenção ao potencial produtivo do material genético escolhido
É preciso ter conhecimento sobre os elementos minerais essenciais que participam de alguma função estrutural ou fisiológica da planta:
Nitrogênio. Proporciona um crescimento mais vigoroso e impulsiona a produtividade.
Fósforo. Maximiza o desenvolvimento radicular e a longevidade das plantas.
Potássio, magnésio e enxofre. Intensificam a fotossíntese e o transporte de fotoassimilados, favorecendo um maior enchimento e maturação de frutos, tubérculos, vagens, colmos e grãos.
Cálcio. Participa diretamente da formação e do crescimento das estruturas dos tecidos vegetais.
Boro. Participa da formação do tubo polínico, da firmeza de casca dos frutos e contribui no transporte de carboidratos e para um maior crescimento foliar.
Cobre, manganês, zinco, cloro e ferro. Participam do metabolismo da atividade fotossintética.
Molibdênio. Fundamental na ação da enzima nitrato de redutase, que atua no processo de produção de aminoácidos. Também age na germinação dos grãos de pólen e contribui para maior maturação dos frutos e resistência dos tecidos.
Níquel. Importante catalisador de inúmeras atividades enzimáticas relacionadas ao metabolismo do carbono e do nitrogênio.
Desta maneira, é fundamental proporcionar as melhores condições para contribuir com a eficiência da absorção e o atendimento de quantidades específicas e equilibradas de nutrientes em cada fase fenológica do cultivo.
Seja qual for a cultura, o tipo de solo e as condições climáticas é preciso sempre ser eficiente no fornecimento dos nutrientes para as plantas, para que consigam completar o seu ciclo produtivo dentro do tempo adequado, para um maior acúmulo de assimilados, e assim alcançar maior nível de potencial produtivo e maior rentabilidade final. Por isso, a análise prévia do solo é muito importante para o sucesso da sua lavoura.